Vídeo de bicho translúcido de oceano profundo roda mundo e gera curiosidade
O vídeo de um animal marítimo quase inteiramente transparente com algumas poucas manchas laranjas vem despertando curiosidade em moradores de todo o mundo por meio das redes sociais.
O registro é antigo, de 2017, mas desde que foi postado novamente há uma semana, já acumula mais de 12 milhões de visualizações. O vídeo, compartilhado no dia 29 de dezembro por uma conta identificada como @Rainmaker1973, foi gravado originalmente pelo pesquisador de oceano Alejandro Damian-Serrano.
O crustáceo em questão é da espécie Hyperiid amphipods, parente das 'pulgas-de-areia' e dos camarões, conforme informou o instituto de pesquisa estadunidense Smithsonian.
A legenda da postagem informa: "Cystisoma é um crustáceo que vive entre 600-1000 metros de profundidade no oceano. Seu corpo é totalmente transparente: apenas seus olhos são pigmentados. Ele tem uma bolsa incubadora cheia de ovos laranja".
De acordo com o instituto de pesquisa norte-americano Smithsonian, o Hyperiid passou por processos evolutivos para enfrentar o desafio de enxergar animais marítimos na luz quase ausente da profundidade oceânica. Dentre as particularidades da espécie, a variação dos olhos é uma das características que mais chamam atenção de especialistas.
"Alguns hiperídeos têm olhos muito grandes que cobrem toda a cabeça, enquanto outros têm olhos muito pequenos. Cada um deles têm muitos fotorreceptores — às vezes chegando aos milhares — e cada um dos quais captura uma imagem de uma pequena parte da cena. O cérebro reúne essas muitas imagens em uma única imagem, como um panorama", informou comunicado da instituição.
Entre os comentários, ainda surpresos, do vídeo em questão, há reações empolgadas e críticas diversas. "Deixe a merda em paz. Está a 600-1000m de profundidade por um motivo, para você deixá-la em paz", respondeu um usuário do Twitter. "Sério? Eu não sou um cara do tipo 'puta merda, o planeta está à beira da extinção', mas Jesus Cristo vem e me faz voltar atrás", brincou outro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.