Como Igreja da Inglaterra foi ligada a escravidão
A Igreja da Inglaterra pediu desculpas pelos vínculos econômicos de uma de suas organizações com a escravidão, em meio ao processo de compensação às comunidades afetadas.
"Lamento profundamente. Chegou a hora de agir ante este passado vergonhoso ", declarou o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja anglicana.
Mas por que a Igreja Anglicana está pedindo desculpa?
- O órgão "Church Commissioners" ("Comissários da Igreja") tinha "vínculos históricos" com o comércio transatlântico de escravizados. Esta entidade foi criada em 1948 com parte da doação proveniente de um fundo que remonta à rainha Ana em 1704, com o objetivo de ajudar os clérigos mais pobres.
- O relatório revela que o fundo da rainha Ana investiu "quantias significativas" na South Sea Company, que comercializava escravizados africanos. Além disso, também recebia doações de pessoas ligadas ao tráfico e à economia das "plantations".
- Agora, prometeram um fundo de 100 milhões de libras (em torno de US$ 121 milhões) nos próximos nove anos para "um futuro melhor e mais justo para todos". O dinheiro será destinado, em particular, para "comunidades afetadas pela escravidão".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.