Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileira presa com droga na Indonésia foi atraída por surfe, diz polícia

Manuela Vitória De Araujo Farias, de 19 anos, foi presa no Aeroporto Internacional de Bali com 3 kg de cocaína - Reprodução/CNN Indonesia
Manuela Vitória De Araujo Farias, de 19 anos, foi presa no Aeroporto Internacional de Bali com 3 kg de cocaína Imagem: Reprodução/CNN Indonesia

Do UOL, em São Paulo

28/01/2023 13h18

A jovem brasileira Manuela Vitória De Araujo Farias, de 19 anos, foi presa no Aeroporto Internacional de Bali, na Indonésia, carregando 3,9 quilos de cocaína e comprimidos de clonazepam em suas bagagens.

A prisão ocorreu no dia 1.º de janeiro, mas só foi divulgada ontem pela imprensa local após uma coletiva de imprensa dada pela polícia.

  • Segundo as autoridades locais, a brasileira estava sendo usada por redes de tráfico de drogas no Brasil;
  • Ela afirmou que não sabia que estava transportando drogas.

A jovem, ainda conforme informações da polícia local, é apaixonada por surfe e concordou em levar as bagagens em troca de uma vaga numa escola para praticar a modalidade esportiva.

Prometeram a ela: 'se você quiser ir para a escola de surfe, pode conseguir'. Então esta é uma garota de 19 anos e seu hobby é surfar e isso foi prometido por um amigo próximo em seu país, então ela trouxe o item com ela Kombes Iwan Eka Putra, diretor de pesquisa de drogas da polícia de Bali

"Ela é, sim, uma pessoa utilizada pela rede. Não podemos dizer que é uma mensageira, porque não conhece a mercadoria. É apenas uma pessoa utilizada pela rede brasileira", acrescentou o diretor.

Iwan afirmou que as autoridades não conseguiram rastrear quem receberia as drogas que Manuela carregava e ela alegou que também não sabia para onde os pacotes seriam encaminhados ao chegar em Bali.

Manuela foi presa no aeroporto depois de um oficial suspeitar dela e a conduzir para uma entrevista, seguida pela verificação de sua bagagem por meio de um raio-x.

  • Os pacotes de cocaína estavam distribuídos em duas malas;
  • Além da cocaína, também foram encontrados quatro comprimidos de clonazepam em uma bolsa da marca Louis Vuitton.

Segundo a CNN, a brasileira foi indiciada com base na lei do país sobre entorpecentes, com a ameaça de pena de morte, prisão perpétua ou prisão por no mínimo cinco anos e máximo de 20 anos.

O UOL entrou em contato com o Itamaraty sobre o caso dela e aguarda retorno.