Topo

Esse conteúdo é antigo

Turquia já foi atingida por 77 tremores menores após terremoto

Colaboração para o UOL

06/02/2023 18h15Atualizada em 06/02/2023 18h16

A Turquia já foi atingida por pelo menos 77 tremores secundários medindo 4,0 de magnitude ou mais desde o registro do terremoto de 7,8, que também atingiu a Síria, na manhã de hoje.

Segundo a CNN Internacional, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que três dos tremores menores mediam 6,0 ou mais, incluindo um terremoto de magnitude 7,5 que atingiu 95 quilômetros ao norte do epicentro do terremoto principal.

Terremoto na Turquia e na Síria - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O que aconteceu?

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 3,6 mil mortes na manhã de hoje. O número total de feridos nos dois países é de cerca de 16,7 mil pessoas.

Na Turquia, o saldo de vítimas está em 2.316 mortos, segundo autoridades locais. Ao menos 13.293 pessoas teriam ficado feridas em território turco.

Já na Síria são pelo menos 1.293 mortos, de acordo com o canal Al Jazeera, com 3.411 feridos.

Consequências do tremor

Um castelo de ao menos 2 mil anos foi destruído com os tremores de terra.

O gás foi cortado em toda a área e, em pelo menos três províncias da Turquia, houve danos na rede com registros de explosões.

Pelo menos três aeroportos turcos foram fechados: Hatay, Maras e Gaziantep. A pista do terminal de Hatay ficou destruída. Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

Todas as escolas da Turquia foram fechadas até 13 de fevereiro, para que todas as províncias possam administrar a situação e familiares possam acessar as áreas atingidas, se necessário, contando com as unidades escolares para ter acomodação e alimentação.

Terremoto deixa milhares de feridos na Turquia e Síria