Topo

Esse conteúdo é antigo

Pica-pau deixa cenário de destruição em casa dos EUA por hábito inusitado

Exterminador fica impressionado com a quantidade de bolotas armazenadas pelo pássaro - Reprodução/Facebook
Exterminador fica impressionado com a quantidade de bolotas armazenadas pelo pássaro Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2023 17h48

Um especialista em controle de pragas foi chamado para resolver a confusão que um pica-pau estava causando em uma casa, ao encher o interior das paredes com objetos. Ao abrir a estrutura, o profissional se deparou com uma descoberta que classificou como a coisa mais bizarra de sua carreira: eram mais de 300 kg de bolotas, um fruto do carvalho semelhante a uma noz.

Nick Castro é proprietário da Nick's Extreme Pest Control na Califórnia (EUA), uma empresa especializada no combate de pragas. Um cliente solicitou seus serviços porque o pássaro estava danificando as paredes da casa.

Quando Castro cortou a parede para remover os objetos, ele foi pego de surpresa por um fluxo interminável de bolotas se derramando sobre o chão. Em entrevista ao site especializado em animais The Dodo, o exterminador detalhou o episódio e salientou que a quantidade de alimentos guardadas pelo pica-pau é o que o surpreendeu.

"As bolotas continuaram vindo e vindo, sem parar. As bolotas estavam empilhadas da parede do quarto até parte do sótão da casa".

Castro decidiu abrir mais buracos pela casa e mais bolotas continuaram vazando, totalizando mais de 300 kg, que encheram oito grandes sacos de lixo.

De acordo com o controlador de pragas, o pica-pau havia armazenado bolotas em vários cômodos da casa, criando buracos que deixavam claro que se tratava de um costume da sua espécie.

O pássaro empilhou bolotas dentro das paredes para fazer um grande estoque de comida - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O pássaro empilhou bolotas dentro das paredes para fazer um grande estoque de comida
Imagem: Reprodução/Facebook

"Provavelmente a intenção do pássaro era armazenar comida por toda parte. Ele destruiu algumas partes do exterior da casa com os buracos que fez e havia bolotas em todo o revestimento e acabamento".

Castro disse que, durante as investigações pelos cômodos da casa, flagrou o pica-pau colocando mais bolotas em um buraco que fora aberto recentemente. O exterminador ficou impressionado com as habilidades da ave.

"Na verdade, nós o vimos quando estávamos colocando mais [bolotas] nos buracos que ele criou. Nunca vi nada assim antes".

O pássaro também inseriu mais sementes pela chaminé depois de fazer centenas de buracos no revestimento de madeira ao seu redor. Em seguida, escapou pelas aberturas de ventilação do sótão.

Como metodologia do controle de pragas, Nick Castro afirmou que todos os animais são tratados com humanidade e dificilmente são sacrificados. Neste caso não foi exceção.

Enquanto o pica-pau tinha voado para longe, os proprietários do imóvel aproveitaram a oportunidade para tapar os buracos do lado de fora da casa.

Eles esperam que a adição de um novo revestimento de vinil force o pássaro a encontrar um novo local para armazenar sua comida. Para Nick, essa seria a melhor solução não apenas para os donos, como também para a ave.