Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Porcos-espinhos brigam com leopardo para proteger filhotes

Porcos-espinhos enfrentaram leopardo e protegeram seus filhotes - Reprodução/YouTube
Porcos-espinhos enfrentaram leopardo e protegeram seus filhotes Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2023 16h53

Um casal de porcos-espinhos foi visto lutando contra um leopardo na tentativa de salvar seus dois filhotes da ameaça do predador. O episódio aconteceu no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

O guia turístico Mfundo Nyambi, de 31 anos, testemunhou a cena desesperadora e relatou o desfecho do confronto ao site Latest Sightings.

Ele estava conduzindo um grupo de visitantes do parque em uma caminhada pela mata, quando um dos turistas informou que tinha avistado um leopardo. Sem levar em conta os riscos, o guia e os visitantes decidiram seguir na direção do animal, para observá-lo de perto.

"Depois de procurar por um curto período de tempo, decidimos esquecer o leopardo e nos preparar para nossa caminhada matinal. Mas paramos logo depois, quando ouvimos um som profundo que ecoou de uma área a poucos metros de nós".

Tomados pela curiosidade, o grupo seguiu até a estrada e se deparou com uma família de porcos-espinhos que estava sendo perseguida pelo leopardo.

"Na estrada à minha frente, uma mãe porco-espinho emergiu de um buraco com dois filhotes. Eles foram logo seguidos pelo porco-espinho macho. Em seguida, surgiu um leopardo, o mesmo leopardo que procurávamos naquela manhã".

Segundo Nyambi, os turistas se mantiveram distantes da estrada por segurança, apenas para assistir ao ataque do leopardo sobre as presas.

O confronto

Os porcos-espinhos são criaturas silenciosas e raramente são percebidos emitindo sons. Mas, Nyambi contou que o macho e a fêmea fizeram um grunhido alto como um aviso definitivo de perigo e um sinal de que os porcos-espinhos estavam sob algum tipo de estresse.

O leopardo avançou sobre a família, mas foi surpreendido pela ousadia dos porcos-espinhos adultos, que contra-atacaram usando seus principais atributos, com a intenção de proteger os filhotes.

A princípio, pensei que o leopardo dominaria rapidamente os porcos-espinhos. Enquanto assistia ao desenrolar da cena, fiquei maravilhado com a determinação e bravura deles. O casal de porcos-espinhos trabalhou junto, usando seus espinhos afiados como arma contra o leopardo. A fera tentou atacar, mas suas tentativas falharam cada vez que os porcos-espinhos viravam as costas e levantavam os espinhos.

Os espinhos serviram como uma eficiente arma de bloqueio e ataque. Após o esforço, o leopardo desistiu dos rivais e se dirigiu à selva. Os porcos-espinhos adultos e seus filhotes não ficaram feridos, informou a testemunhas.

Os pais garantiram que os dois filhotes estivessem sempre fora do alcance do inimigo. Depois de alguns minutos, o leopardo acabou desistindo e se refugiou no mato. A família de porcos-espinhos continuou seu caminho.