Biden é criticado por silêncio sobre óvnis: "pessoas estão assustadas"
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, virou alvo de republicanos e até de colegas democratas ao ser acusado de deixar a população "assustada" com a demora em dar explicações sobre os quatro óvnis (objetos voadores não identificados) que a força aérea americana abateu este mês, incluindo um suposto balão espião chinês.
As autoridades ainda tentam descobrir o que são esses objetos —incluindo seu país ou países de origem— e se eles de fato representam ameaça, disse à CNN americana uma pessoa familiarizada com a discussão no governo.
"Ainda não conseguimos avaliar definitivamente o que são esses objetos recentes", admitiu a secretária adjunta para defesa interna dos Estados Unidos, Melissa Dalton.
A última vez que Biden abordou o assunto foi na sexta-feira (10), quando disse ter sido "um sucesso" a operação para derrubar o óvni que sobrevoava o Alasca.
Apesar da pressão, assessores do presidente acreditam que Biden pode causar mais preocupação se comentar sobre os objetos sem a certeza absoluta do que eles são. Uma outra pessoa familiarizada com o assunto garantiu à CNN que Biden está "profundamente envolvido no assunto", ordenando pessoalmente que cada um dos objetos seja abatido.
Um discurso público, no entanto, não deve acontecer até que informações concretas sejam obtidas sobre os óvnis, segundo a imprensa local. Como a agenda do presidente nesta segunda está vazia, espera-se que ele receba atualizações sobre as informações contidas nos destroços recolhidos após os abates.
O que diz a oposição republicana?
Gostaria que o governo Biden fosse um pouco mais rápido para nos contar tudo o que sabe, porque a falta de informação contribui para aumentar a ansiedade dos americanos
Jim Himes, deputado
Estou muito preocupado com o acúmulo de dados que estão sendo coletados. Preciso de algumas respostas, e o povo americano precisa de respostas
Matt Rosendale, deputado
A falta de comunicação do governo Biden sobre o fechamento do espaço aéreo de Montana na noite passada e sobre os recentes abates no Alasca e no Canadá são inaceitáveis
Steve Daines, senador
Todo o país merece respostas para o que aconteceu, e vou garantir que as recebamos
Lisa McClain, deputada
Democratas também cobram
Um congressista democrata, mesmo partido de Biden, considerou "estranho" o silêncio do presidente, principalmente porque "as pessoas estão assustadas". Sob sigilo, reclamou à CNN que o povo sabe mais sobre o assunto pelo líder no Senado, o democrata Chuck Schumer, do que pelo próprio Biden.
Já o senador democrata Michael Bennet disse em comunicado que está ansioso para ouvir mais do governo.
Precisamos entender a natureza da ameaça à nossa segurança nacional. Como membro do Comitê de Inteligência do Senado, espero ser informado sobre esses incidentes no início desta semana
Michael Bennet, senador
Os casos de óvinis foram:
- No dia 4, os EUA derrubaram o primeiro óvni: um balão chinês supostamente espião.
- Na sexta (10), os EUA abateram outro na costa do Alasca, norte do país.
- No sábado (11), derrubaram mais um na costa oeste do vizinho Canadá.
- Ontem (12), abateram um objeto voador sobre o lago Huron, perto do Canadá.
*Com CNN, ABC, Fox News
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.