Topo

Esquerda ou direita: qual é a ideologia do presidente dos Estados Unidos?

Presidente Joe Biden durante eleições nos EUA na Casa Branca em Washington - Tom Brenner/Reuters
Presidente Joe Biden durante eleições nos EUA na Casa Branca em Washington Imagem: Tom Brenner/Reuters

Colaboração para o UOL

13/02/2023 04h00

Em 2020, durante a corrida presidencial dos Estados Unidos, muito se questionou sobre onde no espectro político Joe Biden, do Partido Democrata, se encaixava. Agora, com um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o assunto voltou à tona.

Mais progressista e menos conservador que seu antecessor, Donald Trump, o atual presidente norte-americano é mais maleável politicamente, tendo características moderadas e centristas.

  • Apesar de ser do Partido Democrata, sempre teve muito diálogo com o Partido Republicano.
  • A associação de Biden à esquerda foi potencializada pela estratégia política conservadora e inflamada utilizada por Trump e seus apoiadores.
  • O trajeto percorrido por Biden para vencer a última eleição contou com votos dos eleitores da esquerda, dos anti-Trump e também de ex-republicanos moderados.

Biden teve participação importante na Guerra do Iraque, apesar da postura moderada — que pendia entre direita e esquerda, a depender dos interesses democratas — durante seus quase 50 anos de carreira. Após o conflito, porém, ele se opôs ao aumento da presença norte-americana no país do Oriente Médio, pedindo a retirada das tropas.

Outro exemplo que mostra o perfil centrista de Biden é o fato de ele ter sido eleito senador defendendo os interesses dos grandes bancos, mas também ter usado como promessa de campanha presidencial a intenção de expansão de faculdades gratuitas, acesso universal à pré-escola, reforma do sistema judicial penal, reajuste do salário mínimo, entre outros temas.