Topo

Esse conteúdo é antigo

Fumaça tóxica e pânico: roteiro de filme da Netflix vira realidade nos EUA

Explosão de trem descarrilado causou muito fogo e fumaça em East Palestine, nos EUA - Reprodução de vídeo
Explosão de trem descarrilado causou muito fogo e fumaça em East Palestine, nos EUA Imagem: Reprodução de vídeo

Colaboração para o UOL

14/02/2023 11h44Atualizada em 14/02/2023 14h52

O descarrilamento de um trem com material tóxico em Ohio (EUA) causa pânico há uma semana em East Palestine e mexeu com moradores que viveram um cenário muito parecido, mas fictício, ao participarem do filme "Ruído Branco". A produção também trata de um desastre químico causado por um trem e usou a cidade como cenário e alguns moradores como figurantes.

Um figurante viveu na pele uma cena semelhante à que gravou. Ben Ratner, 37, participou do filme com a esposa e os filhos. A família aparece dentro do carro em um engarrafamento, tentando deixar a cidade após uma sirene de alerta.

Os Ratner foram obrigados a sair de casa. As autoridades locais ordenaram a evacuação, forçando-os a se hospedarem na casa da sogra de Ben.

Ratner admite que não consegue mais ver o filme. Viver o que antes era só uma cena de ação fez o norte-americano sentir a vulnerabilidade que o diretor queria passar na tela. "Não sabíamos exatamente qual era o perigo. Foi intenso, houve comoção, helicópteros e pessoas fugindo da cidade."

A primeira metade do filme é quase exatamente igual ao que está acontecendo aqui. Não consigo mais assistir [ao filme] até o final. De repente, chegou muito perto do que estamos vivendo. Ben Ratner, à CNN.

família - Reprodução - Reprodução
A família Ratner em uma foto do Halloween de 2022
Imagem: Reprodução

Comédia e drama se misturam também à vida real. Ratner conta que os vizinhos também recorrem ao humor para sobreviver ao pânico.

Todo mundo tem falado sobre isso. Na verdade, fiz um meme em que sobrepus meu rosto no pôster e enviei para meus amigos. Ben Ratner

Filme é inspirado em obra indiana

"Ruído Branco" é uma comédia dramática gravada em 2021 e lançada na Netlix no ano passado. O roteiro é baseado na obra homônima "White Noise" (em inglês), de Don DeLillo, que em 1985 relatou um desastre químico que matou 4 mil pessoas na Índia.

O filme relata a saga de uma família após um acidente com material tóxico. O casal Jack Gladney (Adam Driver) e Babette (Greta Gerwig) e seus quatro filhos tentam levar uma vida normal no meio de um cenário caótico causado pela batida entre um trem e um caminhão, liberando uma fumaça preta sobre a cidade.

Sirenes e evacuação

O cenário de sirenes e evacuação é o mesmo do vivido agora em East Palestine. Assim como no filme, houve vazamento de material tóxico e um incêndio que formou uma nuvem preta sobre a região. O incidente foi causado pelo descarrilamento de um trem da Norfolk Southern, que ia de Madison (Illinois) para Conway (Pensilvânia).

Um gás incolor, o cloreto de vinil, era transportado em mais de 20 vagões. A substância é usada em produtos plásticos e embalagens e ao ser queimado pode gerar fosgênio, que é altamente tóxico e foi usado como arma química na Primeira Guerra Mundial.

palestine - Reuters - Reuters
Imagem mostra trem descarrilado em East Palestine, em Ohio, nos EUA
Imagem: Reuters

Uma área com raio de até 3 km da explosão foi evacuada. Famílias nesta região tiveram de deixar suas casas e escolas foram fechadas. Até mesmo quem não vive no entorno foi aconselhado a ficar dentro de casa o máximo possível.

O risco de contaminação não resultou em feridos, segundo os dados oficiais. Agora o material vem sofrendo uma queima controlada, para evitar novos acidentes e permitir que se analise os níveis de contaminação na água, ar e solo.