Ucrânia: Vídeo mostra momento em que míssil mata médico voluntário dos EUA
O momento em que um míssil atinge e mata um médico americano voluntário na cidade de Bakhmut, na Ucrânia, foi registrado em vídeo por um membro da ONG Frontline Doctors. As imagens, gravadas no dia 2 de fevereiro, foram divulgadas pelo jornal New York Times nesta quarta-feira (15).
No vídeo, é possível ver que um grupo de voluntários cuida de uma pessoa ferida quando o míssil atinge um veículo ao lado deles, explodindo em seguida.
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o grupo chegou ao local um minuto antes do ataque e a pessoa socorrida pelos voluntários era um civil.
Uma análise técnica feita a pedido do jornal afirmou que "quase certamente" o ataque foi feito por um míssil teleguiado disparado por tropas russas após a "seleção e identificação" de um alvo.
A publicação apontou que não é possível dizer se os russos sabiam que o grupo era formado por voluntários, mas destaca a marcação dos veículos com uma cruz vermelha, indicativo reconhecido internacionalmente de missão humanitária.
Apesar disso, segundo o jornal, um dos médicos estava usando uniforme militar e o veículo atingido pelo míssil não tinha sinalização, o que pode ter motivado o ataque.
Pete Reed morreu aos 33 anos, menos de um mês após chegar ao país para ser diretor do braço ucraniano da ONG Global Outreach Doctors. Ele serviu ao Exército dos EUA duas vezes, uma delas no Afeganistão. Além da morte dele, outras cinco pessoas ficaram feridas no ataque.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.