Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 8 anos morre depois de professora ignorar pedidos de ajuda

Professora teria presumido que Ruichen precisava usar o banheiro e ignorou seus pedidos de ajuda - Reprodução/Weibo
Professora teria presumido que Ruichen precisava usar o banheiro e ignorou seus pedidos de ajuda Imagem: Reprodução/Weibo

Colaboração para o UOL

17/02/2023 04h00

Um menino de 8 anos morreu depois de ter seus pedidos de ajuda ignorados por sua professora enquanto passava mal. O caso aconteceu em uma escola da Fuzhou, sudoeste da China.

A ocorrêcia, compartilhada pelo tabloide britânico The Sun, aconteceu em novembro de 2020, mas voltou a ganhar repercussão no dia 6 de fevereiro, quando a mãe do menino, identificado como Ruichen, publicou detalhes sobre o incidente em seu perfil no blog chinês Weibo.

No vídeo, que acumula mais de 6 milhões de visualizações, Ruichen aparece levantando a mão diversas vezes, sem ser atendido por sua professora, Bao Hanqing. De acordo com a mãe, a profissional teria pedido para o menino aguentar até o final da aula, presumindo que ele precisava usar o banheiro.

"Depois que o sinal tocou, a senhorita Bao atrasou a aula por mais 10 minutos, até às 10h53, sabendo que meu filho não estava bem e estava deitado em sua mesa", escreveu a mãe do menino na rede social.

Ela afirma que a professora falhou em "dar ajuda e cuidados à criança" e que isso pode ser confirmado pelas imagens da câmera de segurança da escola, que também foram compartilhadas na publicação.

Depois que Ruichen foi ignorado durante a aula, a mãe disse: "A senhorita Bao não informou aos pais ou ao hospital, mas queria tirar a criança da escola o mais rápido possível".

Menino de 8 anos morre depois de professora ignorar pedidos de ajuda - Reprodução/Weibo - Reprodução/Weibo
Imagens da câmera de segurança mostram Ruichen e a professora descendo as escadas da escola
Imagem: Reprodução/Weibo

"Ela o forçou a descer as escadas, ciente de que ele estava fraco demais para andar, e o repreendeu por chorar. Como resultado, ele caiu do segundo andar, batendo com a nuca e caindo inconsciente", declarou a mãe de Ruichen, que não resistiu à queda.

A chinesa alegou que seu filho foi negligenciado porque sua professora não chamou uma ambulância imediatamente e o pai de Ruichen não foi autorizado a entrar na escola após o incidente.

O jornal "Chengdu Economia Daily", da província de Sichuan, relatou a história e entrevistou um funcionário da escola, que afirmou que Ruichen tinha outras doenças e que a causa da morte não está relacionada à queda.

O funcionário não disse se a professora Bao Hanqing foi afastada.