Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio em centro de detenção migratório no México deixa 40 mortos

Do UOL, em São Paulo*

28/03/2023 08h10Atualizada em 29/03/2023 07h15

Um incêndio em um centro de detenção migratório em Ciudad Juárez, no México, deixou ao menos 40 mortos e 28 feridos.

O que se sabe:

  • Imagens de câmeras de segurança mostram um grupo de migrantes tentando abrir um portão aos chutes enquanto o fogo se propaga.
  • Três agentes uniformizados caminham do outro lado do portão e não fazem nenhum movimento para ajudar os migrantes. A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo secretário mexicano de Governo, Adán López.
  • A maioria das vítimas eram homens da América Central. Dos 40 mortos, 28 eram da Guatemala, confirmou o ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Mário Búcaro.
  • Um funcionário das equipes de emergência, que falou na condição de anonimato, disse que o local tinha quase 70 migrantes, a maioria venezuelanos.
  • O governo do México informou que as pessoas feridas no incêndio receberão vistos humanitários para permanecer em situação regular no país.
  • Uma investigação foi aberta para apurar as causas do incêndio. Organizações de apoio aos migrantes afirmam que os homens estavam em situação de privação da liberdade e a responsabilidade pela tragédia é do Estado mexicano

Ciudad Juárez, vizinha de El Paso, no Texas, é uma das localidades fronteiriças em que permanecem vários estrangeiros sem documentos que tentam chegar aos Estados Unidos para pedir asilo.

Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) informa que 7.661 migrantes faleceram ou desapareceram na travessia para os Estados Unidos desde 2014 e 988 morreram em acidentes ou por viajar em condições desumanas.

*Com informações da AFP e RFI