Topo

Esse conteúdo é antigo

Parlamento turco ratifica adesão da Finlândia à Otan

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö (à esquerda), e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan (à direita), apertam as mãos durante cerimônia na Turquia - 17.mar.2023 - Murat Cetinmuhurdar/Ppo/Via Reuters
O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö (à esquerda), e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan (à direita), apertam as mãos durante cerimônia na Turquia Imagem: 17.mar.2023 - Murat Cetinmuhurdar/Ppo/Via Reuters

Do UOL*, em São Paulo

30/03/2023 18h11Atualizada em 30/03/2023 19h06

O parlamento turco ratificou hoje a adesão da Finlândia à Otan. Agora, o presidente turco Recep Erdogan precisa assinar a ata para validar a medida.

O que aconteceu:

A Turquia era o único país da aliança militar que restava aceitar a proposta. .A entrada de uma nação requer unanimidade os países da aliança.

Sauli Niinistö, presidente da Finlândia, terá até três meses para assinar a lei que estabelece a adesão à Otan. O prazo foi definido no início desse mês por parlamentares finlandeses, e começaria a valer após ratificação da Hungria e da Turquia, o que já ocorreu.

A Finlândia pediu a entrada em maio de 2022, pouco tempo após a invasão da Ucrânia. O país nórdico tem uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia.

Apesar do histórico de neutralidade, o governo finlandês fez o pedido temendo sofrer ataques russos. A Suécia também se candidatou à Otan no mesmo período, mas ainda não obteve a aprovação húngara e turca.

Com AFP e DW