Orangotango que não conseguia amamentar aprende observando mulher e bebê
Uma orangotango de um zoológico nos Estados Unidos estava com dificuldade para amamentar seu filhote, que nasceu em dezembro do ano passado. Não sabia o que fazer. Acabou aprendendo ao observar uma mulher amamentando um bebê.
Os passos de Zoe para aprender a amamentar
A orangotango Zoe perdeu a mãe aos nove meses de idade.
Em 2021, teve seu primeiro filhote. Mas Zoe não conseguiu amamentá-lo, nem segurá-lo corretamente, segundo o zoológico Metro Richmond, na Virgínia (EUA). O filhote precisou, então, ser cuidado pelos tratadores do zoológico.
Em dezembro de 2022, Zoe deu à luz ao segundo filho. A equipe do zoológico buscou estratégias para fazer a orangotango apreender a amamentar.
Whitlee Turner, uma tratadora do zoológico que havia se tornado mãe recentemente, foi convidada a amamentar o próprio bebê, Caleb, na frente da orangotango. A ideia era que Zoe pudesse aprender com uma demonstração presencial.
Depois de 24 horas da primeira observação, Zoe copiou a tratadora e, assim, conseguiu amamentar seu filhote pela primeira vez.
Não foi a única estratégia. Antes do parto, cuidadores da orangotango mostraram a Zoe imagens de outros orangotangos dando à luz e cuidando dos seus filhotes. Os tratadores também usaram um orangotango de pelúcia para mostrar a Zoe como segurar e amamentar o bebê.
Hoje, Zoe e seu bebê (ainda sem nome) se relacionam bem e estão saudáveis.
Eu tive muita dificuldade no começo como uma nova mãe com minha própria jornada de amamentação. [Eu] precisei de muita orientação e ajuda antes de realmente descobrir como fazer. Acho que foi muito especial poder compartilhar isso com [a Zoe] e ajudá-la em sua jornada. Seja um orangotango ou um humano, eu só quero poder ajudar qualquer nova mãe."
Whitlee Turner, tratadora que ajudou Zoe a aprender a amamentar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.