Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileira que morreu em Buenos Aires sonhava em abrir salão de beleza

Do UOL, em São Paulo

01/04/2023 15h32

A brasileira Emmily Rodrigues, 26, que morreu após cair de um prédio em Buenos Aires planejava abrir um salão de beleza com uma amiga. O empresário Francisco Sáenz Valiente foi preso suspeito de homicídio.

Era algo na área de beleza. Pensávamos em um negócio de unhas e uma outra opção era abrir um cabeleireiro para homens."
Vanessa Vargas, estudante de marketing e amiga de Emmily na Argentina

Quem era a brasileira

Emmily morava na Argentina havia pelo menos cinco anos. Ela era de Salvador (BA) e não tinha planos de voltar ao Brasil.

Uma prima de Emmily, sob anonimato, disse que a jovem tinha o sonho de ser mãe, se interessava por estética e também gostaria de ser produtora.

A jovem gostava de receber visitas, sair para comer e ir a festas, segundo suas amigas contaram ao UOL. "Ela adorava nos convidar para ir a sua casa, era uma ótima anfitriã e queria que todos se sentissem confortáveis", disse Vanessa.

No Brasil, ela frequentou durante a adolescência uma igreja evangélica —religião que sua mãe segue até hoje.

Emmily era vaidosa, gostava de se arrumar bem, usar bons perfumes e passar horas no salão de cabeleireiro, contam as amigas.

Só posso dizer que ela era maravilhosa, gentil e doce. Se preocupava com todos. Mal bebia e não usava drogas. Era apegada com meu filho, que completou sete anos ontem. Nem ele, nem nossa avó sabem de nada ainda."
Prima de Emmily

Ela era maravilhosa, tinha sonhos, era uma pessoa muito inteligente, sabia onde queria chegar e todos que a conheciam amavam."
Joicy Claudia, consultora de vendas e amiga de Emmily no Brasil

Familiares e amigos da jovem criaram grupo no Whatsapp para trocar informações. A ideia, conta Joicy, é atualizar a todos sobre a situação e também informações do velório.

A mãe da jovem já está na Argentina e até o início da tarde o corpo não havia sido liberado.

Ela não era uma mulher competitiva com outras meninas, pelo contrário, tinha muita consciência de que todas as mulheres deveriam sempre se apoiar. [...] Estou em choque, é uma notícia que não esperava. Não acredito em nada que está acontecendo."
Vanessa Vargas

O que aconteceu

Emmily caiu do 6º andar do apartamento de Valiente e morreu no caminho para o hospital. Segundo a investigação, quando a polícia chegou a jovem estava nua e no chão.

O empresário suspeito pela morte teria saído para jantar com um grupo de amigos e depois ido a um bar. Em seguida, Valiente e três mulheres —incluindo Emmily— foram até o apartamento do homem.

Uma vizinha que depôs como testemunha afirmou ter visto uma luta antes que a jovem caísse, disse uma fonte da investigação ao jornal La Nacion.

As outras mulheres que estavam na festa prestaram depoimento às autoridades.