Advogado de Trump defendeu Michael Jackson e é presidente de time italiano
A foto de Donald Trump sentado em frente a um juiz para ouvir 34 acusações de crimes, ontem, já é apontada como um documento histórico. Ao lado direito do ex-presidente, o responsável por defendê-lo é um advogado acostumado com casos de circo midiático e um nome que parece ter saído de um filme de mafiosos: Joe Tacopina. Entre seus trabalhos mais famosos, ele representou Michael Jackson.
Quem é Joe Tacopina, advogado de Trump
Tacopina tem 56 anos, é de Nova York. Descendente de italianos, como seu sobrenome indica, ele se formou advogado em 1991.
É desde o começo deste ano o principal advogado de Donald Trump. Antes disso Trump teve outros advogados controversos, como o ex-prefeito de NY Rudy Giuliani.
Tacopina também é um empresário esportivo e é proprietário de vários times de futebol e beisebol.
Chegou a ser descrito pela GQ como o "advogado mais bem vestido, de fala mais mansa e mais trabalhador" dos EUA. Ele é considerado um advogado habilidoso e influente, mas especialistas consideram que ele arrisca sua reputação por representar clientes controversos.
Já atuou como comentarista em redes como a FOX News, CNN e MSNBC. Também esteve no reality show "You the Jury".
Em 2011, dizia cobrar US$ 750 (quase R$ 4 mil) por hora trabalhada para seus clientes.
Clientes famosos
Michael Jackson: Tacopina foi representante do cantor em um dos casos de abuso sexual contra crianças que o astro pop teve de responder. Em 2004, Jackson foi chamado a se apresentar perante um tribunal.
Defendeu o rapper Meek Mill. O cantor foi indicado por posse de drogas e de armas, mas acabou inocentado com a ajuda de Tacopina.
Representou Julian Khater, acusado de agredir três policiais durante o ataque ao Capitólio. Um dos policiais morreu no dia seguinte, de infarto. Khater foi condenado a mais de seis anos de prisão.
Outros clientes famosos: Alex Rodriguez, que foi astro de beisebol do NY Yankees, o ator Lillo Brancato e o senador Hiram Monserrate, entre outros
Negócios esportivos
Teve cargos executivos em quatro clubes italianos desde 2011
Fez parte do consórcio norte-americano que comprou o Roma. Em 2011, chegou a ser vice-presidente do conselho diretor do clube.
Foi presidente do Bologna em 2014. Deixou o cargo em 2015.
Comprou o Venezia em 2015. Ficou no clube até 2020, quando vendeu suas ações.
Comprou e é presidente do clube italiano SPAL, famoso por revelar Fabio Capello. Ele adquiriou o time em agosto de 2021.
Trump detido e solto
Trump se entregou ontem à Justiça de Nova York, foi detido e fichado, mas acabou liberado ao fim do dia, após ouvir as 34 denúncias contra si. O ex-presidente dos EUA é o primeiro a ser colocado como réu em um processo criminal e negou todas as acusações.
Ele ainda conserva o direito de disputar as eleições do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.