Topo

'Nojento e doentio': por que fala de dalai lama para criança gerou revolta

Dalai lama é acusado de pedir beijo a menino e mostrar a língua - Reprodução
Dalai lama é acusado de pedir beijo a menino e mostrar a língua Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/04/2023 10h08

O dalai lama pediu desculpas nesta segunda-feira (10) depois de ser amplamente acusado de comportamento impróprio diante de uma criança, na qual ele deu um 'selinho'. Ele pediu para beijar um menino na boca e "chupar a língua" durante um evento público na Índia no dia 28 de fevereiro.

O vídeo logo viralizou e gerou reações condenatórias, sendo chamado de 'inapropriado', 'escandaloso', 'nojento' e 'absolutamente doentio'.

Nas imagens, o líder espiritual tibetano de 87 anos pergunta ao menino "você pode chupar minha língua?" e então mostra a língua. Os presentes dão risada, mas muitas pessoas depois chamaram a atenção para o comportamento problemático.

A criança parece ter ficado claramente desconcertada após a pergunta.

Uma petição chamada "Salvem as crianças de Dalai Lama - vamos parar com o abuso infantil" foi criada na plataforma Change.

Diversos usuários nas redes sociais se disseramm chocados e enojados com as imagens, acusando-o de pedofilia e pedindo até sua prisão.

No pedido de desculpa, o dalai lama diz que o ato foi 'inocente', sem se manifestar sobre o pedido ser inapropriado.

"Sua Santidade gostaria de pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado", dizia um comunicado publicado em sua conta oficial no Twitter, que tem 19 milhões de seguidores.

"Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e na frente das câmeras. Ele lamenta esse incidente", continua o tuíte.

Nas redes sociais, as reações demonstram que a atitude passou longe de ser considerada uma brincadeira.

"O que acabei de ver? Como essa criança deve estar se sentindo? Nojento", disse o seguidor no Twitter Rakhi Tripathi.

"Estou totalmente chocada ao ver o #DalaiLama aparecer assim. No passado, ele também teve que se desculpar por comentários machistas. Mas dizer: 'Agora chupe minha língua' para um garotinho, é nojento", escreveu Sangita, outra seguidora no Twitter.

Em 2019, o dalai lama também se desculpou por dizer que se uma mulher o sucedesse, ela teria que ser "atraente". Essas observações, feitas em entrevista à BBC, causaram polêmica.

Um livro publicado em 2022 na França denunciava a "lei do silêncio" sobre "abusos graves" dentro da religião budista tibetana, incluindo violência sexual, privações e corrupção financeira, além de culpar a omissão e a inação do dalai lama e do monge francês Matthieu Ricard, o principal tradutor do líder tibetano no país.

Quem é ele e o que representa

O dalai lama personifica universalmente o movimento pela autonomia tibetana.

Em 1989, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Mas, Pequim o acusa de querer dividir a China e o chama regularmente de "lobo em manto de monge".

(Com informações da AFP)