Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão entra em erupção e deixa península russa coberta de cinzas

Colaboração para o UOL

11/04/2023 14h09

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção nesta terça-feira (11), transformando o dia em noite na região de Kamchatka, no extremo leste do país.

Após o ocorrido, nuvens de fumaça e uma espessa camada de cinzas foram expelidas a 20 quilômetros de altura, atingindo aldeias próximas e provocando um alerta de aviação ao redor da península.

De acordo com a Academia Russa de Ciências, o vulcão entrou em erupção logo após a meia-noite e atingiu um pico cerca de seis horas depois, expelindo uma nuvem de cinzas sobre uma área de 108.000 quilômetros quadrados.

A lava do vulcão derreteu a neve e provocou um alerta ao longo de uma rodovia próxima, enquanto as aldeias foram cobertas por montes de cinzas de até 8,5 centímetros, o que não era visto há 60 anos.

Em entrevista concedida à Reuters, agência de notícias britânica, Danila Chebrov, diretora da filial de Kamchatka do Geophysical Survey, afirmou que o vulcão dava sinais de uma possível erupção há pelo menos um anos e que o processo ainda deve continuar, embora mais calmo. Chebrov disse, ainda, que os fluxos de lava não devem atingir as aldeias locais, mas que outras grandes nuvens de cinzas não podem ser excluídas.

Cerca de 300.000 pessoas vivem na vasta península de Kamchatka, na Rússia, que se projeta para o Oceano Pacífico a nordeste do Japão. Até o momento, não há registros de vítimas.