Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte lança míssil em direção ao Japão, que emite alerta

A penínsulo de Hokkaido, no Japão - KYODO/REUTERS
A penínsulo de Hokkaido, no Japão Imagem: KYODO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

12/04/2023 20h54Atualizada em 13/04/2023 09h46

A Coreia do Norte disparou um míssil na costa leste da península coreana, o que fez com que o Japão emitisse alertas de evacuação para cidades.

O que aconteceu:

Quem informou sobre o lançamento do míssil foi a Coreia do Sul no início da manhã de quinta-feira (13) (por volta de 7h55 no horário local, e noite de 12 de abril no Brasil).

As autoridades do Japão emitiram, então, um alerta pedindo para que os moradores da ilha de Hokkaido, ao norte do país, buscassem abrigos, já que a região poderia ser atingida.

Momentos depois, porém, o governo retirou o alerta. A Guarda Costeira do país disse acreditar que o míssil já tenha caído, mas não informou onde: "Foi confirmado que não há mais possibilidade de queda em Hokkaido e arredores, por isso gostaríamos de fazer uma correção", diz uma publicação mais recente do governo local.

Evacuação de emergência. Evacuação de emergência. Imediatamente evacue dentro de casa ou nos porões. O míssil cairá no mar perto da ilha de Hokkaido às 8h [horário local, 23h GMT de quarta-feira]. Evacue imediatamente
comunicado do governo japonês

Imagens divulgadas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte um drone submarino que pode levar uma ogiva nuclear - KCNA VIA KNS / AFP - KCNA VIA KNS / AFP
Imagens divulgadas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte um drone submarino que pode levar uma ogiva nuclear
Imagem: KCNA VIA KNS / AFP

Coreia do Norte diz ter feito teste subaquático

Recentemente, a Coreia do Norte informou ter realizado um teste subaquático de seu sistema de armas estratégicas. Segundo a mídia estatal KCNA, isso foi feito entre 4 e 7 de abril.

O país testou outro tipo de arma subaquática não tripulada com capacidade nuclear, chamada "Haeil-2", depois de divulgar um novo sistema de drone submarino projetado para fazer ataques furtivos em águas inimigas.

O país intensificou as atividades militares nas últimas semanas em uma demonstração de força contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que realizam exercícios militares conjuntos.

O teste provou perfeitamente a confiabilidade do sistema de armas estratégicas subaquáticas e sua capacidade de ataque fatal
Agência de notícias estatal da Coreia do Norte

(Com Reuters)