Topo

Esse conteúdo é antigo

Diamante é achado dentro de outro na Índia; pedra tem valor inestimável

Diamante raro foi batizado de "Coração Pulsante" - Divulgação/De Beers Institute of Diamonds
Diamante raro foi batizado de "Coração Pulsante" Imagem: Divulgação/De Beers Institute of Diamonds

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2023 13h41

Um diamante raro foi achado 'dentro' de outro, registrando um fenômeno fora do comum. A pedra valiosa foi desenterrada em outubro de 2022, na Índia, mas ganhou repercussão na semana passada.

O que se sabe sobre a descoberta?

A empresa VD Global, com sede em Surat, é a responsável pela descoberta da pedra bruta de 0,329 quilates e a batizou de "Beating Heart" (Coração Pulsante, em tradução livre).

A pedra consiste em um pedaço de diamante com outro fragmento menor dentro dele, com peso estimado de 0,02 quilates, que se move livremente, de acordo com o jornal Times of India.

Nenhum valor foi atribuído à descoberta, mas os especialistas a descreveram à imprensa indiana como "inestimável". A companhia teria enviado a pedra para uma análise mais aprofundada, que confirmou sua autenticidade.

O governo indiano disse em um comunicado que o "Coração Pulsante" se junta a um pequeno grupo de diamantes naturais semelhantes, como o diamante Matryoshka da Sibéria, que foi registrado pela primeira vez em 2019.

A pedra não será cortada e polida e será mantida para fins educacionais e de pesquisa.

O caso chamou atenção de especialistas em pedras preciosas. "Eu certamente nunca vi nada como o 'Coração Pulsante' durante meus últimos 30 anos no setor de diamantes", disse Samantha Sibley, representante do De Beers Institute of Diamonds, de Londres.