Manifestantes invadem sede da Bolsa de Valores de Paris; veja vídeo
Manifestantes invadiram hoje a sede da Euronext, proprietária da Bolsa de Valores de Paris, em protesto contra a reforma da Previdência do governo de Emmanuel Macron.
O que aconteceu:
Vídeo mostra o momento em que um grupo de manifestantes invadiu a sede da Euronext, símbolo do mercado financeiro em Paris. O ato foi simbólico e não houve vandalismo.
Manifestantes acionaram sinalizadores dentro do prédio da Euronext enquanto gritavam palavras de ordem contra Macron e seu governo. Minutos depois eles deixaram o local sem intervenção policial.
Antes de invasão, cerca de 300 pessoas se reuniam em La Défense, bairro no oeste de Paris onde ficam as sedes das principais empresas e bancos franceses e internacionais.
Além dos protestos nas ruas, manifestantes também tumultuam a agenda presidencial de Emmanuel Macron. Nesta manhã, um barulhento comitê carregando cartazes e faixas aguardava o presidente nos arredores de uma escola no sul do país.
Na semana passada, outro endereço simbólico foi invadido por manifestantes: a sede do grupo LVMH, líder mundial do luxo.
Desde janeiro, a França vive uma crise política e social com inúmeras manifestações e greves contra a reforma da Previdência. Uma das medidas mais contestadas da reforma é o aumento a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030.
Apesar das manifestações, o presidente Emmanuel Macron não cedeu e decidiu, em março, adotar a reforma sem o voto dos deputados. Desde a rápida promulgação da lei, que deve entrar em vigor antes do final do ano, o chefe de Estado tenta virar a página da crise social, mas a tensão continua.
Com informações de RFI e AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.