Topo

Esse conteúdo é antigo

Autópsia mostra que Tyre Nichols morreu por espancamento policial nos EUA

Tyre Nichols, de 29 anos, foi morto em abordagem policial nos EUA - Reprodução
Tyre Nichols, de 29 anos, foi morto em abordagem policial nos EUA Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2023 17h47

Uma autópsia divulgada nesta quinta-feira (4) confirmou que o entregador Tyre Nichols morreu por ferimentos na cabeça causados por espancamento policial, segundo o jornal The New York Times.

O que aconteceu

De acordo com a reportagem, os médicos legistas do condado de Shelby, em Michigan, declararam formalmente a morte de Nichols em 10 de janeiro como homicídio, descrevendo ferimentos graves na cabeça e no pescoço, bem como hematomas e cortes por todo o corpo.

O relatório também mostrou que, no dia do espancamento, Nichols tinha uma concentração de álcool no sangue de 0,049%, abaixo do limite legal para dirigir no estado de Tennessee. Os policiais haviam alegado que ele havia sido parado por dirigir embriagado.

Uma autópsia independente encomendada pela família de Nichols em janeiro mostrou que ele "sofreu sangramento intenso causado por uma surra severa".

Cinco ex-oficiais se declararam inocentes de assassinato em segundo grau e uma série de outras acusações relacionadas à morte de Nichols.

A família de Nichols disse que entrará com um processo contra a cidade de Memphis e o Departamento de Polícia local. "O relatório oficial da autópsia impulsiona ainda mais nosso compromisso de buscar justiça para essa tragédia sem sentido", disseram os advogados.

Cronologia das agressões

Policiais arrancam Nichols do assento do motorista de seu carro parado em um cruzamento, enquanto ele grita "eu não fiz nada, estou apenas tentando ir para casa".

Os policiais forçam o homem ao chão, ordenando-o a deitar com a barriga para baixo, e jogam spray de pimenta em seu rosto.

Nichols se liberta e corre pela rua, com policiais perseguindo-o a pé. Pelo menos um deles dispara uma arma de choque contra a vítima.

Outra imagem mostra uma briga após policiais alcançarem Nichols novamente em um bairro próximo. Dois policiais são vistos segurando-o, enquanto um terceiro o chuta e um quarto o atinge com o que parece ser um cassetete, antes de outro socar Nichols.

Nichols é ouvido gritando "mãe" várias vezes, enquanto luta com os policiais.

Uma maca é vista 19 minutos após a primeira equipe médica de emergência chegar ao local.