Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Ativistas protestam pintando de preto água de fonte em Roma

Do UOL, em São Paulo*

06/05/2023 19h01

Um grupo de ativistas contra a crise climática despejou um líquido preto à base de carvão na água da Fonte dos Quatro Rios, em Roma, na Itália neste sábado (6).

O que aconteceu

Ativistas do grupo italiano Ultima Generazione (Última Geração, em português) tingiram de preto a água da Fonte dos Quatro Rios, para alertar a população sobre o futuro do clima. Eles foram retirados do local pela polícia.

O protesto faz parte da campanha "Não vamos pagar pelos fósseis" e tem como objetivo alertar sobre o futuro que espera a humanidade com secas e enchentes cada vez mais frequentes.

Nosso futuro é tão negro quanto esta água: sem água não há vida. E com o aumento das temperaturas estamos expostos à seca por um lado e às cheias por outro."

Água que falta para cultivar alimentos, água que cai junto destruindo as casas. Anos difíceis nos esperam, mas se não zerarmos as emissões imediatamente, serão terríveis."
Ultima Generazione no Twitter

Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, criticou o protesto em seu Twitter. Ele classificou a manifestação como "mais uma insensata desfiguração dos monumentos" da cidade.

"Desta vez, magnífica Fonte dos Quatro Rios, na Piazza Navona, foi manchada", escreveu.

As lutas corretas tornam-se erradas se danificam os bens comuns. Não é pondo em risco o patrimônio artístico que se salva o ambiente."
Roberto Gualtieri, prefeito de Roma

O prefeito também disse que acionou a ACEA (operadora de serviços públicos da Itália) para retirar o material despejado.

*Com informações da ANSA