Lula critica prisão de Assange no Reino Unido: 'Uma vergonha'
O presidente Lula criticou voltou a criticar a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, durante sua visita à Inglaterra para a coroação do rei Charles 3º.
O que aconteceu:
O petista classificou a prisão do australiano como uma "vergonha". Assange está preso desde 2019 na prisão de Belmarsh, em Londres.
É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertá-lo
O presidente disse que irá tratar sobre o assunto com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, com quem conversou ontem. "Eu até peço perdão porque, quando chegar no Brasil eu vou ligar para o primeiro-ministro, é um assunto que esqueci de falar com ele", declarou o petista aos jornalistas em Londres.
Assange foi detido pela polícia britânica em 2019 na embaixada equatoriana em Londres. Isso aconteceu depois que o então presidente Lenín Moreno retirou a proteção que seu antecessor Rafael Correa havia-lhe concedido.
Ele é buscado pelas autoridades norte-americanas por 18 acusações. Entre elas, uma de espionagem, relacionadas à divulgação pelo WikiLeaks de uma vasta coleção de registros militares e telegramas diplomáticos confidenciais dos EUA, que Washington disse ter colocado vidas em perigo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.