Topo

Domo de Ferro: escudo antimíssil de Israel detecta foguete em dois segundos

Carlos Iavelberg*

Do UOL, em São Paulo

11/05/2023 04h00

Em uma escalada de violência, o dia de ontem foi marcado por bombardeios de Israel na Faixa de Gaza e por palestinos lançando foguetes contra o estado hebreu. Nesta disputa, os israelenses têm uma arma poderosa: o Iron Dome (Domo de Ferro, em inglês), um escudo antimísseis com mais de 90% de eficácia.

Como funciona o Domo de Ferro

Satélites monitoram Gaza 24 horas por dia. Radares escaneiam a região cinco vezes por segundo. Quando um foguete é lançado, ele é identificado quase que imediatamente.

Trajetória do foguete é calculada em um segundo e meio. Após a identificação do disparo, o sistema estima o local da queda quase que instantaneamente.

Região da queda define se o foguete será interceptado. Se o sistema avaliar que o disparo atingirá uma área desabitada de Israel, o escudo antimísseis não faz nada para interceptar o ataque.

Se for cair em uma região povoada, o Domo de Ferro entra em ação. Neste caso, pelo menos dois mísseis israelenses são disparados para interceptar o foguete. O sistema também calcula para que o objeto não seja abatido sobre uma cidade ou uma área habitada.

O grau de eficácia do Domo de Ferro é de 92%. De acordo com Israel, somente ontem foram lançados mais de 400 foguetes de Gaza, sendo que cerca de 60 foram interceptados pelo Domo de Ferro. Oito pessoas ficaram feridas ao correr para abrigos.

Do lado palestino, a imprensa local fala em cerca de 20 mortos em decorrência dos bombardeios de Israel dos últimos dois dias. Há relatos de crianças entre as vítimas.

Mísseis israelenses do Domo de Ferro são disparados para interceptar foguetes de Gaza - Jack Guez/AFP - 10.mai.2023 - Jack Guez/AFP - 10.mai.2023
Mísseis israelenses do Domo de Ferro são disparados para interceptar foguetes de Gaza
Imagem: Jack Guez/AFP - 10.mai.2023

Quanto custa e quem paga?

Sistema é caro e mantido com dinheiro dos EUA. Cada míssil interceptador do Domo de Ferro custa US$ 60 mil (cerca de R$ 300 mil), e o dinheiro para financiar o complexo sistema de defesa vem do Congresso norte-americano.

A rapidez do sistema é fundamental. Um foguete disparado de Gaza pode atingir a cidade de Sderot, a cinco quilômetros de distância, entre 11 e 15 segundos. Já para Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, esse tempo é de um minuto e meio.

O Domo de Ferro foi desenvolvido por Israel em parceria com os EUA. Segundo o governo israelense, ele é um sistema apenas de defesa, que não serve para ataques. Os bombardeiros israelenses em Gaza costumam ser feitos por caças.

Domo de Ferro - Jack Guez/ AFP - 7.ago.2022 - Jack Guez/ AFP - 7.ago.2022
Domo de Ferro, escudo antimísseis de Israel, dispara míssil
Imagem: Jack Guez/ AFP - 7.ago.2022

*O UOL viajou para Israel em março a convite da Embaixada de Israel no Brasil e do Consulado Geral de Israel em São Paulo.