Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia diz ter encontrado pegada de uma das crianças perdidas na Amazônia

Colômbia diz ter identificado pegada de criança perdida na Amazônia - Reprodução/Forças Militares da Colômbia
Colômbia diz ter identificado pegada de criança perdida na Amazônia Imagem: Reprodução/Forças Militares da Colômbia

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 15h07Atualizada em 30/05/2023 15h22

Forças militares da Colômbia dizem ter encontrado uma pegada que seria de uma das quatro crianças desaparecidas na Amazônia, no território do país. As crianças têm 11 meses, 4, 9 e 13 anos de idade.

O que aconteceu

Os militares acreditam que a marca foi deixada por Lesly, a menina mais velha, de 13 anos. Uma foto da pegada foi compartilhada nas redes sociais.

As tropas também encontraram frutos silvestres, que podem ter servido de alimento para as crianças e que indicariam a passagem delas pelo local.

As buscas não pararam e continuamos esperando encontrar as crianças com o apoio das equipes satélites que orientam e dirigem as tropas e comunidades indígenas na região"
Forças militares da Colômbia

Os militares já haviam achado indícios de que elas podem estar vivas no fim da semana passada.

O Exército disse que foram encontrados, em dois lugares diferentes, fraldas, um acessório para celular, uma toalha e um par de tênis a cerca de 600 metros do local onde o avião caiu.

Também foi encontrado um abrigo construído com galhos, onde havia uma tesoura, um prendedor de cabelo e uma maçã mordida. Para os investigadores, isso indica que eles podem ter sobrevivido sem ferimentos graves.

Crianças desaparecidas na Colômbia - Divulgação/Fuerzas Militares de Colombia - Divulgação/Fuerzas Militares de Colombia
Itens encontrados na mata que seriam das crianças desaparecidas
Imagem: Divulgação/Fuerzas Militares de Colombia

O caso

As crianças embarcaram no avião ao lado da mãe, outro adulto e o piloto em 1º de maio. Eles saíram de Araracuara e viajavam para San José del Guaviere, capital da região.

A aeronave de pequeno porte comunicou uma falha no motor quando sobrevoava Caquetá, sobre o rio Apaporis, na selva amazônica, e perdeu comunicação com a torre de controle.

Os corpos dos três adultos foram encontrados no 16º dia de buscas, mas as crianças não estavam no local. A região em que destroços do monomotor foram encontrados é de difícil acesso, devido à baixa claridade — lá não é possível enxergar a mais de 20 metros de distância.

Na semana passada, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a anunciar nas redes sociais que as crianças haviam sido encontradas e que estavam bem. Posteriormente, Petro recuou do anúncio, se retratou e pediu desculpas.