Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher gasta mais de R$ 600 mil até conseguir engravidar, aos 53 anos

Após 25 anos de tentativas, Helen Dalglish se tornou mãe aos 53 anos. - Divulgação/Dunya IVF Clinic
Após 25 anos de tentativas, Helen Dalglish se tornou mãe aos 53 anos. Imagem: Divulgação/Dunya IVF Clinic

Do UOL, em São Paulo

04/06/2023 20h56

Uma mulher conseguiu engravidar aos 53 anos após 21 tentativas de fertilização in vitro, ao longo de 25 anos.

O que aconteceu:

A escocesa Helen Dalglish deu à luz a sua filha, Daisy Grace, em setembro do ano passado. Ela gastou cerca de 100 mil euros, mais de R$ 600 mil em tratamentos para conseguir gestar.

Hoje, com 54 anos, ela conta que nunca pensou em desistir de ser mãe e que às vezes não acredita que conseguiu. "Quando você consegue aquele pequeno milagre no final, você esquece os 25 anos", afirmou a mulher, que vive em Glasgow, na Escócia, em entrevista ao jornal Daily Record.

O que me fez continuar foi que eu continuei visualizando esse bebê. Eu tentei parar algumas vezes e dizia a mim mesma para parar de me punir e colocar meu corpo nisso. Às vezes, eu tentava aceitar, mas depois não conseguia. [...] Eu estava olhando para baixo e, conforme o volume [da barriga] aumentava, eu pensava: 'Estou sonhando?'. Mesmo olhando para ela, não consigo acreditar que sou mãe. É surreal."
Helen Dalglish

O início do sonho

Ao lado do marido, Helen começou a tentar engravidar aos 28 anos, mas não tiveram sucesso. Na época, os dois fizeram exames para entender qual era o problema.

Eles foram diagnosticados com "infertilidade inexplicável" porque os médicos não encontraram nenhum problema específico que impedisse o casal de engravidar. Alguns exames, feitos quando o casal morava no Chipre, indicavam que poderia haver um problema com o posicionamento do útero da mulher.

O casal decidiu tentar fazer inseminação artificial, quando o esperma é colocado diretamente no útero. Nenhuma das quatro tentativas deu certo. Foi quando começaram a tentar a fertilização in vitro, que é quando o embrião é gerado em laboratório, com os gametas dos pais.

Depois de várias tentativas que não deram certo, outro médico examinou Helen e confirmou que seu útero tinha um problema no posicionamento - era inclinado. Após encontrar o problema, a mulher finalmente conseguiu engravidar por três vezes, mas sofreu abortos espontâneos.

Em uma última tentativa, realizada em uma clínica de fertilidade no Chipre, ela conseguiu manter a gestação. "É o paraíso absoluto. Ela está cada vez melhor. Ele parece o bebê mais pleno, descontraído e feliz. Ela é uma queridinha e valeu a pena esperar 25 anos", comemora.