Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

'Guerreira', diz avó sobre garota que manteve irmãos vivos na selva

Crianças perdidas na selva são encontradas após 40 dias na Colômbia

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 12h49Atualizada em 10/06/2023 13h38

Lesly Mucutuy, de 13 anos, a mais velha dos quatro irmãos que ficaram 40 dias desaparecidos na floresta na Colômbia, tem uma natureza "guerreira", disse sua avó, Fátima Valencia, em entrevista à agência de notícias AFP. As crianças colombianas foram encontradas ontem, após sobreviverem à queda do avião que vitimou a mãe e outros dois adultos.

Capaz de guiar na selva

A habilidade da garota manteve os irmãos mais novos salvos durante 40 dias na floresta, disse a avó. As outras três crianças têm 9, 4 e 1 ano.

Lesly é uma criança "muito inteligente" capaz de guiar o grupo pela selva, disse o avô das crianças, Fidencio Valencia, há algumas semanas à AFP.

Os militares levavam alto-falantes com uma mensagem da avó das crianças na língua nativa falada por elas, pedindo que parassem de caminhar para que pudessem ser localizadas.

"Eu só quero vê-los, tocá-los", disse Fidencio à AFP após a notícia de que os netos haviam sido encontrados.

"Foi a sabedoria das famílias indígenas, de viver na selva, que os salvou", disse o presidente colombiano Gustavo Petro. "Estavam sozinhos e conseguiram sobreviver. Um exemplo que ficará na história", disse o presidente.

Entenda o caso

Os quatro irmãos foram encontrados nesta sexta-feira (9), após 40 dias perdidos na selva na Colômbia.

Eles se perderam depois que o avião em que viajavam com a mãe caiu na Amazônia. A mãe, o piloto e uma liderança indígena morreram no acidente.

A operação de busca e resgate envolveu mais de 100 militares. Durante as buscas, um abrigo feito com galhos foi encontrado por um cachorro usado pelas equipes na operação de resgate. Também foram encontradas pequenas pegadas na mata e frutas mordidas.

O cachorro Wilson, que ajudou nas buscas, está desaparecido. O animal participou das buscas até a última quarta-feira (7), quando foi solto para um dos pontos da mata e não voltou mais.

As autoridades acreditam que o cachorro encontrou as crianças primeiro, já que visualizaram a pegada do animal e de uma criança na mesma área. Agora, os agentes devem fazer buscas pelo animal.