Topo

Esse conteúdo é antigo

Mamadeira e pegadas: as pistas que levaram a encontrar as crianças na selva

Crianças perdidas na selva são encontradas após 40 dias na Colômbia

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 09h50

Uma mamadeira, frutas mordidas e pegadas foram algumas das pistas que ajudaram as equipes de resgate a encontrarem quatro crianças que estavam perdidas há 40 dias na selva amazônica na Colômbia.

As pistas

As crianças estavam em um avião que caiu na Amazônia no dia 1º de maio. A mãe, o piloto e uma liderança indígena morreram no acidente. As crianças resgatadas são quatro irmãos e têm 13, 9, 4 e 1 ano.

Durante as buscas, um abrigo feito com galhos foi encontrado por um cachorro usado pelas equipes na operação de resgate. Também foram encontradas pequenas pegadas na mata.

Foram achadas ainda uma mamadeira, uma tesoura e uma fruta mordida em uma área distante de onde o avião caiu. As crianças foram encontradas a cinco quilômetros do local do acidente.

Durante as buscas, o Exército colombiano usou uma mensagem gravada pela avó das crianças. No áudio, ela pedia para que as crianças não avançassem na selva.

Cachorro está perdido

O cachorro Wilson, que ajudou nas buscas, está desaparecido. O animal participou das buscas até a última quarta-feira (7), quando foi solto para um dos pontos da mata e não voltou mais.

As autoridades acreditam que o cachorro encontrou as crianças primeiro, já que visualizaram a pegada do animal e de uma criança na mesma área. Isso criou a expectativa de que Wilson fosse encontrado hoje com o quarteto —o que não aconteceu.

Segundo a imprensa local, o cachorro já teria sumido em semanas anteriores, mas retornou depois de algumas horas desidratado e com ferimentos leves. Agora, os agentes devem fazer buscas pelo animal.

A operação de busca e resgate envolveu mais de 100 militares.