Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisadores dizem ter encontrado submarino enterrado em parque inglês

Embarcação foi enterrada debaixo de toneladas de lama - Divulgação/Marinha Real Inglesa
Embarcação foi enterrada debaixo de toneladas de lama Imagem: Divulgação/Marinha Real Inglesa

Do UOL, em São Paulo

01/07/2023 22h38

Pesquisadores da Universidade de Winchester dizem ter encontrado um submarino naufragado há mais de 80 anos enterrado em um parque da Inglaterra.

O que aconteceu:

Especialistas dizem acreditar que o submarino está no parque desde 1930, o que confirmaria uma lenda urbana que intriga a cidade de Dartmouth há décadas. O parque Coronation já foi o local de treinamento de oficiais da Marinha Real Inglesa.

Para tentar localizar o submarino sob o piso do parque, os pesquisadores usaram um "radar de penetração no solo" e escanearam partes estratégicas do local. "Todos presumiam que o submarino tivesse sido removido. Mas pode ser que tenha ficado preso na lama e simplesmente ficou por lá mesmo", afirmou Simon Roffey, pesquisador em arqueologia, que desenvolveu o estudo junto com David Ashby, que administra o Laboratório de Solos da universidade.

A descoberta foi feita depois de os pesquisadores estudarem a pesquisa do tenente Tom Kemp, oficial da Marinha.

O radar enviou sinais de som através do concreto e do asfalto, mas os especialistas avaliam que a aparência atual do submarino deve ser completamente diferente. Apesar disso, as varreduras de radar sugerem que há no local grandes objetos metálicos a cerca de 1 m abaixo da superfície.

A conclusão dos pesquisadores é de que o submarino, modelo E52, está próximo a um torpedeiro alemão, chamado S24. Ambos foram usados na Primeira Guerra Mundial.

"O submarino sob o parque é uma lenda local e poderia se tornar uma atração turística maravilhosa se a gente pudesse identificar sua localização exata", disse Simon. "Sabíamos que havia um barco torpedeiro lá, mas todos presumiam que ele havia sido movido. Talvez tenha ficado preso na lama e eles simplesmente o deixaram lá", complementou o pesquisador.

A equipe de especialistas busca permissão das autoridades locais para cavar pequenos furos em trechos do parque e conseguir identificar o submarino. "Confirmar o local de descanso final de um dos submarinos de Sua Majestade serviria para lembrar e reiterar que nossa herança naval está ao nosso redor e muitas vezes pode ser recuperada da obscuridade. Nosso tempo e energia dificilmente poderiam ser melhor gastos", defendeu Tom.