Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

Tiroteio deixa 2 mortos e 28 feridos em Baltimore, nos EUA

2.jul.2023 - Local de tiroteio em massa em Baltimore, nos EUA - Baltimore Police via Twitter/Handout via REUTERS
2.jul.2023 - Local de tiroteio em massa em Baltimore, nos EUA Imagem: Baltimore Police via Twitter/Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

02/07/2023 08h18Atualizada em 02/07/2023 11h27

Duas pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um tiroteio em massa em uma festa de rua na cidade de Baltimore, no estado de Maryland (EUA), informou a polícia.

O que aconteceu:

O tiroteio ocorreu por volta das 0h30 (horário local) em uma festa na área de Brooklyn Homes, no sul da cidade. Segundo o comissário interino do Departamento de Polícia de Baltimore, Richard Worley, são 30 vítimas no total — entre mortos e feridos.

Todas as vítimas são adultas. Uma mulher de 18 anos morreu no local e um homem de 20 anos morreu no hospital, informou a polícia.

Nove feridos foram socorridos de ambulância para hospitais da região, três estão em estado crítico. Os demais deram entrada em hospitais da área com ferimentos causados pelo tiroteio. O departamento de emergência do Medstar Harbor Hospital informou à agência Reuters ter tratado 19 pacientes, todos com vários graus de lesões por ferimentos a bala.

Não há informações sobre os suspeitos ou a motivação. Os investigadores estão "trabalhando em uma extensa cena do crime", disse Worley. Uma testemunha relatou à estação de TV Fox 45 ter ouvido de 20 a 30 tiros disparados.

O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, pediu a qualquer pessoa com informações que se apresentasse para ajudar os investigadores a localizar os "covardes" responsáveis.

Quero que os responsáveis me ouçam com muita clareza. Não vamos parar até encontrar você, e vamos encontrá-lo. Até lá, espero que cada vez que você respirar, pense nas vidas que tirou, pense nas vidas que impactou aqui esta noite." Brandon Scott, prefeito de Baltimore

Baltimore luta para se livrar de sua imagem de cidade violenta. Com 575 mil habitantes, e bem próxima à capital Washington, a comunidade tem um dos maiores índices de homicídio do país.

Com mais armas do que habitantes, os Estados Unidos têm a maior taxa de mortalidade por armas de fogo entre os países desenvolvidos. Mais de 20 mil pessoas foram mortas a tiros em 2022, de acordo com a associação GVA (Gun Violence Archive). Este balanço não contempla os suicídios.

O caso em Baltimore é o 337º tiroteio em massa desde o início do ano nos Estados Unidos, afirma a GVA, que define tiroteios em massa como ataques com armas de fogo em que pelo menos quatro pessoas são feridas ou mortas.

* Com AFP, RFI e Reuters