Topo

Esse conteúdo é antigo

Cinegrafista relata pane em teste de submersível: 'Sabia que aconteceria'

Vista do Titanic de dentro do submersível Titan - Divulgação/OceanGate Expeditions
Vista do Titanic de dentro do submersível Titan Imagem: Divulgação/OceanGate Expeditions

Colaboração para o UOL

03/07/2023 18h41

Dias após o anúncio da morte de todos os cinco tripulantes do submersível Titan, o operador de câmera do programa "Expedition Unknown", do Discovery Channel, Brian Weed disse que "sabia que isso aconteceria". As informações são da Associated Press.

O que aconteceu

Weed participou de um mergulho de teste no submersível da OceanGate em maio de 2021, na costa do estado de Washington (EUA). Na ocasião, ele e outros membros da equipe se preparavam para uma expedição que tinha como objetivo filmar os destroços do Titanic.

Segundo o operador de câmera, ainda durante o mergulho teste, o sistema de propulsão e os computadores pararam de responder aos comandos do piloto Stockton Rush, CEO da OceanGate e uma das vítimas da implosão ocorrida no mês passado.

Ele revelou que Rush aparentava certo desconforto diante do incidente, enquanto tentava reiniciar o sistema de controle do submarino. "Você poderia dizer que ele estava confuso e não muito feliz com o desempenho. Mas ele estava tentando fazer pouco caso, tentando dar desculpas", disse o operador.

O submersível estava a apenas 30 metros de profundidade quando surgiram os primeiros problemas técnicos. Situação que o levou a questionar as condições da pequena embarcação subaquática. "Como essa coisa vai chegar a 3,8 mil metros? E queremos estar a bordo?", pensou.

Na ocasião, o mergulho teste precisou ser adiado por conta das panes técnicas naquele dia.

Após os imprevistos, a produtora do programa resolveu procurar um consultor da Marinha dos Estados Unidos antes de experimentar uma nova expedição. Apesar de um parecer favorável da Marinha, devido aos riscos identificados, a equipe do programa desistiu de contratar a OceanGate para chegar aos destroços do Titanic.

Relembre o caso:

O Titan desapareceu no domingo, 18 de junho, uma hora e 45 minutos após submergir, quando perdeu contato com o navio na superfície.

O passeio levaria os ocupantes até os destroços do Titanic, no Atlântico Norte. Morreram na expedição Stockton Rush, presidente da OceanGate; o milionário Shahzada Dawood e o filho, Suleman, de 19 anos; o bilionário Hamish Harding; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.

A Guarda Costeira anunciou que encontrou cinco grandes partes do submersível em 22 de junho. Também foram achados destroços do submersível a 3.200 metros de profundidade e a cerca de 480 metros do Titanic.