Esse conteúdo é antigo

Por recursos naturais, China perfura buracos que excedem a crosta terrestre

Em busca de recursos naturais, engenheiros chineses iniciaram na quinta-feira (20) a construção de um poço tão superprofundo que chegaria a perfurar toda a crosta terrestre em algumas partes do globo.

O que aconteceu

O buraco terá 10.520 metros de profundidade e será cavado em Sichuan, sudoeste da China. Como a região é produtora de gás, os engenheiros esperam encontrar novas reservas, informa a CNN Americana. Estima-se que a crosta terrestre varie entre 8 mil e 40 mil metros.

Não é o primeiro poço tão profundo a ser feito. O anúncio ocorre algumas semanas depois de China iniciar a perfuração de um poço ainda mais profundo, de 11.100 metros na Bacia de Tarim, Noroeste da China.

Poço soviético foi mais fundo. Quando concluídos, os poços chineses estarão entre os mais profundos já perfurados pelo homem no mundo. O recorde, no entanto, pertence ao extinto Kola Superdeep Borehole, na Rússia, um projeto da era soviética com 12.262 metros que levou 20 anos para ser concluído.

Esses buracos superam a altura do Monte Everest, que mede cerca de 8.800 metros.

Maior emissor de carbono do mundo, a China também é líder global em energia renovável. O líder chinês Xi Jinping declarou recentemente que a segurança energética do país é uma prioridade de segurança nacional.

Além dos benefícios energéticos da empreitada, os chineses esperam que os poços superprofundos também revelem informações sobre a criação do planeta, diz a CNN.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.