Julgamento de Trump por tentativa de anular eleição é marcado para 2024
A Justiça dos Estados Unidos agendou hoje o julgamento do ex-presidente Donald Trump pela tentativa de anular as eleições de 2020, que elegeram Joe Biden. A audiência acontecerá em 4 de março de 2024.
O que aconteceu
Audiência foi marcada para dia antes da "Super Terça", como é chamada a terça-feira do período eleitoral em que mais estados decidem, em eleições primárias, quais serão os candidatos presidenciais.
Trump é o principal nome do Partido Republicano para a decisão do ano que vem.
Na semana passada, ex-presidente foi detido e fichado por tentativa de obstrução das eleições. Ele pagou fiança de US$ 200 mil (equivalente a R$ 1 milhão) e foi liberado cerca de 10 minutos depois.
Processo contra Trump reúne 13 acusações criminais, incluindo associação criminosa e apresentação de documento falso. Além de Trump, 18 aliados também foram acusados formalmente, como o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani e o ex-chefe de gabinete Mark Meadows.
Mesmo que seja condenado, Trump não será impedido de concorrer à Presidência. Na legislação norte-americana, não há nenhuma restrição a candidaturas de réus ou detentos.
Ex-presidente nega irregularidades, mas continua a dizer que a eleição em que foi derrotado foi "fraudada e roubada".
*Com AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.