99 dias de incêndio e abalo sísmico: fatos que você não sabia sobre o 11/9

Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, nos Estados Unidos, completam 22 anos nesta segunda-feira. Embora muitos detalhes tenham sido amplamente divulgados e discutidos ao longo dessas mais de duas décadas, ainda há fatos pouco lembrados sobre um dos eventos mais impactantes da história contemporânea.

Abalo sísmico

O impacto dos aviões que atingiram as Torres Gêmeas e a queda dos dois prédios causaram pequenos abalos sísmicos pela cidade de Nova York. Um artigo de novembro de 2001 publicado pela União Geofísica Americana descreve "as ondas geradas pelos ataques, seus efeitos potenciais e o momento preciso de cada evento".

Ataques geraram ondas sísmicas comparáveis a pequenos terremotos de magnitudes 0,9 e 0,7 na escala Richter. Já os colapsos das torres geraram ondas comparáveis a um terremoto de magnitude 2,1 e 2,3.

Queda de terceiro prédio

Além das Torres Gêmeas, outro prédio caiu no dia 11 de setembro de 2001. Localizado próximo aos edifícios atingidos, o chamado "Building 7" não foi atacado por aviões, mas apresentou falhas estruturais após o colapso das torres. Segundo o governo dos Estados Unidos, a causa da queda foi um incêndio que durou sete horas.

Incêndio causou colapso de outro prédio em Nova York
Incêndio causou colapso de outro prédio em Nova York Imagem: AFP PHOTO / Tannen MAURY

Sobreviventes nos escombros

Vinte pessoas foram retiradas vivas dos escombros do World Trade Center. Entre os sobreviventes estavam John McLoughlin e William Jimeno, dois policiais que foram resgatados após ficarem soterrados por cerca de 13 e 21 horas. Eles foram tema do filme "World Trade Center" (2006).

Nacionalidades diferentes

Os ataques mataram 2.977 pessoas — e nem todas eram americanas. Foram mortos cidadãos de 93 países, segundo o memorial do 11 de setembro.

Continua após a publicidade

Outros relatos de sequestros

Houve vários outros relatos de sequestros naquele mesmo dia, conforme divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Técnicos investigaram "19 ou 20 aviões" como possíveis sequestros, segundo o órgão.

Incêndios por 99 dias

Passaram-se 99 dias até que os incêndios no Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas, fossem completamente extintos. O fogo começou às 8h46 do dia 11 de setembro, quando o primeiro avião atingiu a Torre Norte, e só foi totalmente apagado em 19 de dezembro.

Homem diante dos escombros após o desabamento das torres do World Trade Center
Homem diante dos escombros após o desabamento das torres do World Trade Center Imagem: AFP PHOTO/ Doug KANTER

Aço vendido

Mais de 70 mil toneladas de aço dos escombros das torres do World Trade Center foram compradas por uma empresa norte-americana. Segundo a Folha de S. Paulo, o aço foi reciclado e posteriormente enviado para a China e para a Índia.

Continua após a publicidade
Ataques fizeram os EUA criarem departamento de segurança
Ataques fizeram os EUA criarem departamento de segurança Imagem: SETH MCALLISTER / AFP

Novo departamento de segurança

Em decorrência dos ataques, foi criado o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. O órgão foi sancionado pelo então presidente George W. Bush em 25 de novembro de 2002.

Atualmente, o o Departamento de Segurança Interna é um gabinete responsável pela prevenção de ataques terroristas, segurança de fronteiras, imigração e alfândega, além de ajudar na prevenção de desastres.

Deixe seu comentário

Só para assinantes