'Pastor' que interage com leões em vídeo é tratador de animais na África
Um homem que se identifica como "pastor Daniel" foi flagrado em um zoológico da África alegando "proteção divina" ao interagir com leões em uma jaula. Descobriu-se, no entanto, que ele não era um líder religioso, mas um tratador de animais.
O que se sabe:
O vídeo do homem acariciando três leões em uma jaula repercutiu nas redes sociais.
As imagens foram compartilhadas como a recriação da cena bíblica de Daniel na cova dos leões, e encenadas por um suposto "pastor" de uma igreja. Ele buscava provar seus "poderes divinos" aos seguidores, como publicou o site africano de notícias Legit.
No vídeo, um homem de terno azul pode ser visto brincando com os leões, chegando a colocar a mão dentro da boca de um deles.
Do lado de fora do viveiro, uma pequena multidão assiste à cena. "O pastor Daniel trouxe os membros da sua igreja para lhes mostrar que nada pode acontecer a um homem de Deus", escreveu um blogueiro nigeriano no Instagram.
O vídeo foi amplamente compartilhado nos últimos dias em Gana e na Nigéria, mas parece ter origem na Somália, segundo apurou a BBC. No Quênia, uma estação de televisão local compartilhou o vídeo nas suas contas nas redes sociais.
O caso atraiu a atenção de um membro do parlamento queniano, Ronald Karauri, que lançou um desafio ao suposto líder religioso.
Eu me ofereço para levá-lo ao Maasai Mara [parque nacional], por favor, com todas as despesas pagas. Procuramos os leões e ele pode passear com eles.
Ronaldo Karauri, parlamentar de Kasarani, em Nairóbi
Verdadeira identidade
O homem que aparece no vídeo não é um líder religioso. Utilizando uma pesquisa reversa de imagens, a BBC localizou um vídeo de 2021 no YouTube, registrado em um parque turístico na capital da Somália, Mogadíscio, na qual o recinto de leões tinha as mesmas características do recinto exibido no vídeo atual.
O homem entrevistado no filme anterior, identificado Mohamed Abdirahman Mohamed, era o mesmo do vídeo que foi compartilhado na semana passada.
Mohamed é tratador de animais do zoológico e trabalha no parque há mais de oito anos. Há outros vídeos dele com os leões, um deles postado em março deste ano.
Ele chegou a dar uma entrevista para a BBC somali, no ano passado. Ele disse que treinou os animais dos quais cuida, incluindo leões e cobras. Durante a entrevista, ele brincou com uma píton, chegando a colocar a cabeça da cobra na boca, enquanto as pessoas chocadas ao seu redor gritavam.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.