Guerra em Israel: voo de repatriação parte com kits humanitários para Gaza
O sétimo voo de repatriação de brasileiros que fogem da guerra em Israel partiu hoje, às 17h23, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, carregada também com medicamentos e purificadores de água para a Faixa de Gaza.
O que aconteceu
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da FAB (Força Aérea Brasileira), fará uma escala em Roma antes de chegar a Tel Aviv. Até agora, 916 pessoas já voltaram ao país nos voos enviados pelo governo federal.
A ajuda foi enviada pelo Ministério da Saúde e contêm 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, "suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês", diz uma nota do Palácio do Planalto.
Cada kit de assistência humanitária é composto por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais. [...] Os equipamentos enviados à região do conflito têm potencial de geração de mais de 5 mil litros por dia de água potável, trabalhando 24 horas. Com tecnologia e fabricação brasileiras, o purificador é portátil e capaz de remover 100% de vírus e bactérias da água.
Detalhes dos insumos médicos enviados à Gaza
A pasta da Saúde afirmou que recebeu pedido de assistência humanitária na última quinta-feira (12) pela Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, coordenadora do sistema de cooperação internacional brasileiro.
Segundo o Planalto, a empresa fornecedora dos purificadores não cobrou pelos aparelhos, enquanto os medicamentos foram viabilizados pelos departamentos de Assistência Farmacêutica e Logística do Ministério da Saúde.
O avião com os repatriados tem previsão de chegar no Brasil às 2h30 de quinta-feira (19), segundo o horário de Brasília.
Os pets dos brasileiros que moram em Israel também podem voltar com os donos no mesmo voo.
Segundo o Itamaraty, para conseguir voltar ao Brasil em uma aeronave da FAB, é necessário preencher um formulário (veja aqui) e contatar o quanto antes a Embaixada do Brasil em Israel pelo WhatsApp do número do plantão consular da Embaixada (+972 54 803 5858).
Brasil aguarda autorização para retirar brasileiros de Gaza
Ainda não há definição de quando os brasileiros que estão na Faixa de Gaza poderão fazer a travessia ao Egito para, então, serem resgatados.
Há um jato VC-2 em Roma aguardando a autorização para ir ao Egito com essa finalidade. O mesmo jato ficará com os kits humanitários enviados pelo governo, que deverão ser distribuídos no mesmo momento do resgate dos brasileiros.
Em entrevista ao UOL News, o embaixador do Brasil na Palestina Alessandro Candeas disse que houve uma comunicação com o Hamas para tratar da retirada de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Sem citar o nome do grupo extremista, o diplomata afirmou que "não houve problemas" nesta negociação.
Com a parte mais burocrática bem encaminhada também com o Egito, Candeas disse que a maior dificuldade neste momento é a abertura propriamente dita da fronteira na região sul. O embaixador detalhou a logística para a saída dos brasileiros e espera que ela ocorra logo, já que se espera o agravamento da situação na Faixa de Gaza em questão de dias.
Com relação aos brasileiros, nunca houve problema. Desde a última segunda, nossa embaixada no Cairo transmitiu ao governo egípcio a lista de brasileiros. Também a transmitimos para o lado israelense. Eu, junto ao contato que tenho com, digamos, a autoridade de fato em Gaza, também a transmiti. Ou seja: todas as três partes têm essa lista. Já temos a garantia de que não haverá nenhum problema com os brasileiros.
Embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas
Deixe seu comentário