Topo

Israel diz que soldados vão entrar em Gaza 'em breve'

Do UOL*, em São Paulo

19/10/2023 15h07

Israel sinalizou hoje que seus soldados posicionados na fronteira com a Faixa de Gaza vão entrar no território "em breve".

O que aconteceu

O ministro de Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que "a ordem chegará". "Agora [os soldados] veem Gaza de longe, logo verão de dentro", afirmou.

O comandante do Exército do sul de Israel, Yaron Finkelman, disse que a batalha "está se deslocando para o território do Hamas".

Esta guerra nos foi imposta por um inimigo implacável que nos infringiu um golpe significativo. Conseguimos pará-lo e bloqueá-lo. Estamos atingindo com golpes duros e a batalha está se deslocando para seu território. Estamos determinados a prevalecer em seu próprio território. Yaron Finkelman

Imagem: Arte/UOL

Israel diz ter matado viúva de fundador do Hamas

Na madrugada desta quinta-feira (19), as Forças de Defesa de Israel disseram ter matado Jamila al-Shanti, a viúva do co-fundador do Hamas, Abdel Aziz al-Rantisi. Ela foi a primeira mulher eleita para o gabinete político do grupo.

Os militares afirmam que o chefe da ala militar do grupo terrorista Comitês de Resistência Popular de Gaza também foi morto.

Fronteira de Rafah abre amanhã, diz mídia egípcia

A passagem de fronteira na cidade de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, será aberta amanhã (20), segundo informações da mídia egípcia.

A imprensa do Egito noticia a abertura um dia após Israel autorizar a entrada de ajuda humanitária. O anúncio partiu do canal AlQahera News, veículo da mídia egípcia próximo dos serviços de inteligência do país.

Durante a madrugada de hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também disse que a liberação também poderia ocorrer amanhã. Ele afirmou que o governo egípcio autorizou a entrada de 20 caminhões com ajuda humanitária.

O Brasil aguarda liberação para repatriar cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza. Um avião da Presidência encarregado dessa missão pousou ontem no Egito, após receber autorização para partir de Roma.

A passagem de Rafah é o único ponto de entrada ou saída para a população que vive na Faixa de Gaza no momento. O posto permanece fechado e o Brasil tem feito negociações para que os brasileiros possam atravessar.

* Com informações da Reuters e Ansa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Israel diz que soldados vão entrar em Gaza 'em breve' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional