Após 5 listas, brasileiros devem sair de Gaza amanhã, diz líder do governo

O líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o grupo de 34 brasileiros que está retido na Faixa de Gaza deve deixar o território palestino amanhã (8). Eles serão trazidos por um avião presidencial que está no Cairo.

O que aconteceu

Os brasileiros ficaram de fora da quinta lista de estrangeiros autorizados a deixar o local, divulgada hoje pela embaixada do Brasil na Palestina. Atualmente, 34 brasileiros estão em Gaza aguardando a liberação.

Wagner afirmou que foram feitas várias negociações para liberar os brasileiros e que recebeu a notícia da liberação do grupo mais cedo. Ele estava na sessão de votação da reforma tributária, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

Das 34 pessoas, 24 deles são brasileiros, 7 são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e 3 palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e 6 são homens.

O acordo de saída de estrangeiros de Gaza começou na última quarta-feira (1º). Até agora, nenhum brasileiro teve autorização para sair da região.

Em relação à repatriação de brasileiros em Gaza, a Embaixada de Israel no Brasil afirmou que o governo israelense "está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance".

Uma boa notícia é que tudo indica que amanhã, finalmente, os 34 brasileiros em Gaza vão sair. Eu diria que está quase confirmado, mas como tudo lá é surpresa, só confirmaria quando eles estiverem no avião.
Líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.