Conteúdo publicado há 7 meses

Dia 33 da guerra: Israel cerca a cidade de Gaza e caça o Hamas em túneis

A guerra entre Israel e Hamas, após a ação do grupo extremista em 7 de outubro, chega ao 33º dia. Na madrugada desta quarta-feira (8), forças terrestres israelenses na Faixa de Gaza buscam localizar e desativar a vasta rede de túneis dos militantes adversários sob o enclave.

A cidade de Gaza, principal reduto do Hamas no território, está cercada. A Polícia da Fronteira e soldados das Forças de Defesa foram enviados ao campo de refugiados de Shuafat para demolir casas.

O que aconteceu

Israel tem como alvos "os terroristas do Hamas em Gaza, sua infraestrutura, seus comandantes, bunkers e salas de comunicações", disse o ministro da Defesa, Yoav Gallant.

O principal porta-voz militar israelense, contra-almirante Daniel Hagari, disse que o corpo de engenharia de combate de Israel estava usando dispositivos explosivos para destruir a rede de túneis construída pelo Hamas que se estende por centenas de quilômetros abaixo da Faixa de Gaza.

Os tanques israelenses enfrentaram forte resistência de combatentes do Hamas que usam a rede de túneis para lançar emboscadas, disseram fontes do Hamas e do grupo militante separado da Jihad Islâmica à Reuters.

Centenas de policiais e soldados das Forças de Defesa foram enviados ao campo de refugiados de Shuafat, perto de Jerusalém, confirmou o governo israelense. Segundo informações do The Times Is Israel, as tropas buscam a casa de Muhammad Zalbani, de 14 anos, que esfaqueou e matou o sargento da Polícia de Fronteira, Asil Sawaed, 22 anos, enquanto inspecionava um ônibus em fevereiro.

Em comunicado, a polícia afirma que o chefe da polícia regional, Doron Turgeman, autorizou a operação depois de um recurso contra a ação ter sido rejeitado por um tribunal no mês de agosto, antes mesmo do ataque do Hamas ter matado 1.400 pessoas e sequestrar cerca de 240 reféns.

Continua após a publicidade

Sites de notícias palestinos relatam um grande número de agentes das forças israelenses no campo de refugiados de Shuafat. Não há relatos de confrontos no local.

Os vídeos mostram tropas entrando a pé e cercando o prédio que seria supostamente a casa de Muhammad Zalbani. Os palestinos dizem que as tropas isolaram a área enquanto se preparam para demolir o edifício, de acordo com relatos do The Times Is Israel.

Deixe seu comentário

Só para assinantes