Tales: Vieira mostra irritação com Israel, mas em linguagem diplomática
O chanceler Mauro Vieira deixou clara sua irritação com Israel pela demora na liberação da saída dos brasileiros da Faixa de Gaza, mas adotou um tom diplomático ao abordar o assunto. A avaliação é do colunista Tales Faria, em participação no UOL News nesta sexta (10).
Em linguagem diplomática, ele foi muito duro. Israel é quem cuida disso, abre o portão e acabou. Não houve tergiversação. Ele foi muito diplomático, ao contrário do cinismo dos diplomatas israelenses. Tales Faria, colunista do UOL
O grupo de 34 cidadãos brasileiros já foi autorizado a sair, mas a fronteira de Rafah está fechada neste momento. Há um impasse em relação à passagem de ambulâncias e Israel quer garantias de que elas não estejam transportando membros do Hamas.
Tales classificou como "cínica" a declaração do embaixador de Israel no Brasil Daniel Zonshine, ao afirmar que a liberação dos brasileiros "não dependia" do seu país. O colunista ainda teme pela segurança do grupo de 34 pessoas, já que a região sul da Faixa de Gaza também é alvo de bombardeios.
Vamos esperar para sair amanhã e quiçá no domingo ou na segunda, se não aparecer alguma coisa. Nisso, estão os brasileiros lá correndo risco de morrer, porque o sul da Faixa de Gaza é bombardeado, em menor escala do que o norte. Os brasileiros correm risco por uma atitude cínica da diplomacia israelense. Tales Faria, colunista do UOL
Josias: Embaixador de Israel virou peça de propaganda política do bolsonarismo
O embaixador de Israel Daniel Zohar Zonshine, que se reuniu com Jair Bolsonaro, tornou-se uma propaganda política do bolsonarismo. A análise é de Josias de Souza, que vê uma tentativa dos aliados do ex-presidente em levar o mérito pela liberação da saída dos brasileiros da Faixa de Gaza.
O embaixador se transformou em uma peça de propaganda política do bolsonarismo. Ele virou um banquinho no qual o bolsonarismo sobe para atacar o governo Lula. Não é próprio que um embaixador se permita ficar em uma posição como essa. O pavio do Lula com ele está muito curto. Josias de Souza, colunista do UOL
Tales: Governo se divide sobre retaliação a embaixador que se reuniu com Bolsonaro
O governo federal enfrenta uma discussão interna sobre qual deve ser a reação ao embaixador de Israel Daniel Zohar Zonshine, que se reuniu com Jair Bolsonaro e parlamentares. Tales Faria apurou que petistas próximos a Lula desejam uma retaliação firme, enquanto os diplomatas tentam convencer o presidente a evitar decisões duras.
Os petistas próximos ao presidente gostariam que houvesse imediatamente retaliações em relação a esse embaixador. A área diplomática do governo acha que não. Lula ainda quer fazer várias gestões pela paz. Para isso, ele precisa estar bem tanto com a Palestina como com Israel e até com os Estados Unidos. Segundo os diplomatas, ele não tem que 'arrumar arestas'. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Veja a íntegra do programa:
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberQuando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.