'Esperando a abertura', diz brasileiro que está na lista para sair de Gaza
O grupo de brasileiros que foi autorizado a deixar Gaza já está na fronteira esperando a reabertura da passagem de Rafah, na fronteira do Egito com Gaza.
O que aconteceu:
O comerciante Hasan Rabee, que mora em SP com a mulher e filhas, publicou uma foto na fronteira de Rafah. O grupo de brasileiros e familiares aguarda desde as 7h no horário local (2h no horário de Brasília) para entrar no Egito, informou o Itamaraty.
Grupo de brasileiros e familiares que estava retido em Gaza já se encontra no posto fronteiriço de Rafah, desde as 7 da manhã, hora local (2
-- Itamaraty Brasil (@ItamaratyGovBr) November 10, 2023
no horário de Brasília), à espera de chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito, e posterior repatriação para o Brasil
A lista tem 34 nomes de brasileiros e parentes próximos. Do grupo, 22 pessoas têm dupla nacionalidade (brasileiros-palestinos). Os demais são palestinos, dependentes dos brasileiros. Dois deles ainda têm nacionalidade de outro país.
A saída dos brasileiros ocorrerá até o fim de semana. Do lado egípcio da fronteira, uma equipe de diplomatas brasileiros aguarda que as pessoas cruzem a passagem. Eles serão imediatamente embarcados num avião da presidência que, há semanas, está no Egito esperando para transportar os brasileiros de volta ao país.
O avião do governo brasileiro deve fazer paradas em Roma, Las Palmas (Espanha) e Recife antes de chegar em Brasília entre domingo e segunda-feira.
Brasileiro diz que parentes foram excluídos da lista
Hasan Rabee lamentou que a mãe e irmãs ainda não receberam autorização para deixar Gaza. Ele publicou um vídeo se despedindo da família na manhã de hoje e cobrou o governo.
Espero essa segunda lista de familiares sair logo como prometeu o presidente Lula.
Comerciante Hasan Rabee voltará ao Brasil com mulher e filhas
Fontes diplomáticas em Tel Aviv afirmaram ao colunista Jamil Chade, do UOL, que a exclusão de familiares de brasileiros da lista era um erro administrativo e que seria corrigido. A lista também não trouxe o nome de Jamila Ewaida, avó de Shahed al-Banna, uma jovem de 18 anos que publicou vídeos sobre o dia a dia em Gaza.
O UOL procurou o Itamaraty para esclarecer os erros na lista de brasileiros e parentes autorizados a deixar Gaza. A matéria será atualizada quando houver resposta.
Deixe seu comentário