Conteúdo publicado há 7 meses

Com 800 tremores em 12 h, Islândia teme erupção de vulcão e evacua cidade

A cidade de Grindavík, no sudoeste da Islândia, foi evacuada na noite de sexta-feira (10) em meio às preocupações por uma possível erupção vulcânica. Em 12 horas, o país registrou cerca de 800 tremores de terra, segundo as autoridades locais. A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos — o maior número da Europa.

O que aconteceu

População de Grindavík foi orientada a deixar a cidade. O governo da Islândia emitiu um alerta aos cerca de 4.000 habitantes depois que fortes tremores foram registrados as proximidades. Segundo o Ministério das Relações Exteriores islandês, a operação de evacuação foi finalizada por volta de 1h (horário local, 22h de sexta em Brasília).

Serviço meteorológico contabilizou cerca de 800 tremores em 12 horas. Além disso, segundo o Escritório de Meteorologia da Islândia, as medições terrestre e de satélite indicam que o magma vulcânico presente sob a superfície da Península de Reykjanes, onde Grindavík está localizada, está se movendo em uma velocidade "muito maior" do que a calculada anteriormente.

Previsão inicial era de que a erupção demoraria mais para acontecer. Mas ontem os pesquisadores notaram que a atividade sísmica se aproximava da superfície e que o magma estava subindo em direção à crosta terrestre entre Sundhnjukagigar e Grindavík. Essa mudança de cenário foi o que motivou a evacuação.

Cientistas estimam que o magma agora está a 800 metros da superfície. As movimentações subterrâneas sugerem "risco grave" de erupção vulcânica nos próximos dias, de acordo com o Escritório de Meteorologia. "A probabilidade de uma erupção submarina também aumentou", alerta um boletim divulgado às 18h (horário local, 15h em Brasília).

Grindavík fica a cerca de 55 quilômetros da capital Reykjavík. A cidade está próxima ao balneário geotérmico de Blue Lagoon, um destino turístico popular que foi fechado temporariamente por precaução. Também fica perto da usina geotérmica de Svartsengi, a principal fornecedora de eletricidade e água para os 30 mil habitantes da Península de Reykjanes.

A atividade sísmica diminuiu um pouco nas últimas horas, mas permanece intensa. (...) A probabilidade de uma erupção vulcânica acontecer em um futuro próximo é considerável.
Escritório de Meteorologia da Islândia, em comunicado

(*Com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes