Embaixador do Brasil em Israel diz que critério para listas é 'misterioso'

O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, afirmou que os critérios adotados na elaboração das listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza são ''um grande mistério''.

Primeiro tem que pensar que eram 6 mil pessoas, de mais de 44 países. O Egito só permitia a saída de 500 pessoas por dia. Ou seja, já no primeiro dia, você teve 5.500 pessoas tristes por não saírem, e mais uns 30 e poucos países decepcionados por seus nacionais não terem saído. A decisão é um grande mistério

Meyer lembrou ainda que quatro países estão diretamente envolvidos nas negociações em torno da liberação de estrangeiros em Gaza, Estados Unidos, Catar, Egito e Israel - e que, apesar disso, não é possível concluir o critério adotado pelas autoridades.

Por exemplo, no primeiro dia não saiu nenhum americano e saiu um bom número da Indonésia. A Indonésia é um país que nem reconhece o estado de Israel. A Jordânia retirou o embaixador daqui e conseguiu retirar várias pessoas. Dizem 'Ah, mas favorecem a União Europeia, a Espanha tem cerca de 190 pessoas e não saiu nenhum até agora. País europeu, membro da OTAN. Então, esse critério é um pouco difuso e não depende de um país, mas de vários países e atores.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os 32 brasileiros deixou o território palestino no último domingo (12) e decolou rumo ao Brasil na manhã desta segunda-feira (13).

Embaixador diz que episódio envolvendo Bolsonaro não repercutiu em Israel

O jornalista e colunista do UOL Leonardo Sakamoto questionou Meyer sobre uma eventual repercussão política quanto ao encontro entre o ex-presidente Jair Boslonaro (PL) e o embaixador israelense Daniel Zonshine, ocorrido no último dia 8 de novembro, em Brasília. O representante brasileiro, entretanto, negou que o evento tenha ecoado de alguma forma em Tel Aviv.

Não dá manchete. Tem um país em guerra, eleição americana, eu não vi em nenhum jornal. No Brasil certamente teve. Em Israel, não. Não vi na mídia, não vi nada sobre isso

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes