Conteúdo publicado há 2 meses

Todos os 41 operários presos em túnel na Índia são resgatados após 17 dias

Todos os 41 operários presos em um túnel que desabou há 17 dias em Uttarakhand, no norte da Índia foram resgatados.

O que se sabe

O primeiro homem foi resgatado por volta das 20 horas (11h30 em Brasília), segundo a imprensa internacional. Ambulâncias e helicópteros estavam de prontidão do lado de fora do túnel.

Um hospital com 41 leitos foi preparado no Centro Comunitário de Saúde em Chinyalisaur para receber os operários. O ministro indiano de Transportes, Nitin Gadkari, comemorou "uma das maiores operações dos últimos anos".

O túnel criaria uma ligação entre diferentes templos hindus, por baixo da Cordilheira do Himalaia, e desabou no dia 12 de novembro.

Uma ambulância transporta sobreviventes de um túnel em Uttarakhand, no norte da Índia
Uma ambulância transporta sobreviventes de um túnel em Uttarakhand, no norte da Índia Imagem: FRANCIS MASCARENHAS/REUTERS

Após uma série de contratempos e obstáculos durante as tentativas de resgate, as equipes optaram por uma operação controversa, chamada de rat-mining (algo como "escavação por ratos", em português).

A operação consiste em perfurar manualmente túneis no solo, geralmente largos o suficiente para caber uma pessoa. Seis profissionais especializados no rat-mining foram chamados para o serviço.

O resgate trabalhou na noite de ontem e rompeu os estimados 60 metros de rochas, terra e metal. Equipes de três pessoas atuaram em rodízio para cavar e inserir as peças do tubo de aço, com 90 centímetros, que permitiu a saída dos trabalhadores.

Os homens sobrevivem por 17 dias graças a um pequeno conduto pelo qual é bombeado oxigênio e que também é usado para o envio de alimentos, água e energia elétrica.

Continua após a publicidade

Uma câmera também foi introduzida no duto na semana passada, o que permitiu que as famílias observassem os trabalhadores no túnel pela primeira vez desde o acidente.

*Com informações de AFP

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes