Hamas libera 12 reféns, e Israel solta 30 palestinos em 5º dia de trégua
O quinto grupo de reféns libertados pelo Hamas já chegou a Israel, segundo as Forças de Defesa do país, que também confirmou a liberação de 30 palestinos neste 5º dia de trégua com o grupo extremista.
O que aconteceu
Entre as 12 pessoas, 10 são cidadãos israelenses e dois são tailandeses. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), os reféns passaram por uma avaliação médica inicial e seguiram para hospitais.
O Hamas divulgou uma lista dos 30 palestinos soltos de prisões em Israel. A libertação foi confirmada pela autoridade penitenciária israelense. No grupo, há 15 mulheres e 15 menores de idade.
"As Forças de Defesa de Israel saúdam e abraçam os reféns libertados no seu regresso a casa", diz a nota da IDF.
Uma das reféns, a adolescente Mia Leimberg, de 17 anos, foi vista deixando Gaza com seu cachorro. As imagens da liberação foram divulgadas pelo Hamas, no Telegram. Ela foi libertada junto a duas outras pessoas de sua família, segundo o governo de Israel.
A Cruz Vermelha também confirmou ter transportado os reféns: "As nossas equipes facilitaram com sucesso a libertação e transferência de 12 reféns detidos em Gaza. Conseguimos realizar esta operação graças ao nosso papel de intermediário neutro", diz o comunicado da organização.
The Government of Israel is committed to the return of all of the hostages and missing:
-- Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) November 28, 2023
List of our citizens:
Tamar Metzger (78)
Ditza Heiman (84)
Noralin Babadila (60)
Ada Sagi (75)
Ofelia Adit Roitman (77)
Rimon Kirsht (36)
Meirav Tal (53)
Trégua para liberação de reféns
Israel e o grupo extremista Hamas trocaram acusações e apontaram violações ao acordo de cessar-fogo em Gaza nesta terça-feira (28). Hoje, a guerra chega ao 53º dia.
A expectativa é de que prorrogação da trégua vá até a manhã de quinta-feira (30), segundo o Qatar, principal mediador nas negociações entre Israel e o Hamas.
Hamas e Israel iniciaram trégua na sexta-feira (24) para a troca de reféns. Seriam três prisioneiros palestinos para cada refém israelense liberto. Mais de 60 crianças e mulheres mantidas reféns em Gaza ganharam a liberdade nos cinco dias de cessar-fogo, bem como cerca de 180 prisioneiros palestinos, liberados por Israel.
*Com informações da AFP
Deixe seu comentário