Papa nega renúncia próxima e revela plano para funeral fora do Vaticano

Prestes a completar 87 anos, o papa Francisco contou que já preparou seu túmulo fora do Vaticano, mas garantiu que nunca pensou em renunciar ao comando da Igreja Católica. As declarações foram dadas à emissora mexicana N+.

Renúncia descartada

O papa Francisco garantiu que nunca pensou em renunciar ao comando da Igreja Católica e respondeu que "um papa é para sempre", mas com a ressalva de que "essa possibilidade também existe".

O pontífice vem de quatro internações em 2023 e disse que sua saúde estava boa, mas pediu orações enquanto lida com as limitações da idade avançada.

A velhice não pode ser maquiada, ela se apresenta tal como é. Por outro lado, é preciso saber aceitar os dons da velhice.
Papa Francisco à N+

Ainda segundo o Papa, todos os seus planos de viagem foram "repensados" devido à idade avançada e, para 2024, está confirmada apenas uma visita à Bélgica, enquanto outras duas - para Argentina e Polinésia - ainda estão pendentes.

Ritos fúnebres simplificados

Francisco evitou grande parte da pompa e dos privilégios do Vaticano, e agora ele também decidiu simplificar os elaborados ritos fúnebres de um pontífice e ser o primeiro a ser enterrado fora do Vaticano em mais de um século.

Francisco disse que, devido à sua devoção a Maria, a Mãe de Deus, ele decidiu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde tradicionalmente vai rezar antes e depois de cada uma de suas viagens ao exterior. A missa fúnebre em si deve ser realizada na Praça de São Pedro.

Como sempre prometi à Virgem, já está preparado o lugar, e quero ser enterrado em Santa Maria Maggiore. [?] É minha grande devoção, muito grande. Eu sempre ia ali nos domingos de manhã, tem uma ligação muito grande.
Papa Francisco à N+

Continua após a publicidade

Muitos papas estão enterrados nas criptas sob a Basílica de São Pedro. O último papa a ser enterrado fora do Vaticano foi Leão 13, que morreu em 1903 e está enterrado na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

*Com Ansa Brasil e Reuters

Deixe seu comentário

Só para assinantes