Auroras são vistas em vários países do mundo após tempestade solar; fotos
Uma tempestade solar provocou auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul entre a noite desta sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11).
O que aconteceu
Os meteorologistas espaciais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) observaram sete ejeções de massa coronal, com impactos esperados que chegaram à terra nesta sexta-feira e podendo persistir até domingo (12).
As ejeções de massa coronal são explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar, causando tempestades geomagnéticas quando são direcionados à Terra. As tempestades podem impactar as infraestruturas na órbita próxima da Terra e na superfície da Terra, podendo prejudicar as comunicações, a rede de energia eléctrica, a navegação, as operações de rádio e satélite.
A aurora boreal ocorre quando há a entrada de ondas de partículas ou ventos solares, energizadas, em alta velocidade na atmosfera. O campo eletromagnético do planeta as redireciona aos polos e sua alta concentração provoca o show.
A aurora austral, como é chamado no hemisfério sul, foi vista na Nova Zelândia e na Argentina.
?Un día histórico en Orcadas? nuestro compañero Milton Soria nos cuenta que este es el primer registro de #auroras tan al norte de Antártida.
-- SMN Argentina (@SMN_Argentina) May 10, 2024
Es más común verlas en Belgrano II, que queda mucho más al sur pic.twitter.com/Tuvoidv7jH
A aurora boreal foi fotografada nos Estados Unidos e na lugares da Europa. Veja:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.