Vídeo mostra presidente do Irã dentro de helicóptero antes de acidente
Imagens divulgadas pela TV estatal iraniana IRINN mostram o presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva dentro do helicóptero antes de a aeronave fazer um pouso forçado. Ninguém do grupo sobreviveu.
O que aconteceu
Helicóptero teria pousado entre duas cidades do Irã. Segundo a agência estatal de notícias IRNA, o acidente aconteceu entre Varzagan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental.
Mortes foram confirmadas por volta das 7h (local, 0h30 de segunda-feira em Brasília). Além do presidente Ebrahim Raisi, morreram o chanceler Hossein Amir-Abdollahian; Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Relevo e mau tempo na região dificultaram os trabalhos. O local onde o helicóptero fez o pouso forçado é montanhoso e de difícil acesso. A chuva e a neblina também atrapalharam as buscas pela aeronave.
Líder supremo do Irã pediu orações. "Todos deveriam orar pela saúde dessas pessoas que servem à nação iraniana. A nação não precisa ficar preocupada ou ansiosa, pois a administração do país não será afetada de forma alguma", escreveu o aiatolá Ali Khamenei em sua conta no X (antigo Twitter).
Eveyone should pray for the health of these people who are serving the Iranian nation. The nation doesn't need to be worried or anxious as the administration of the country will not be disrupted at all.
-- Khamenei.ir (@khamenei_ir) May 19, 2024
Mais cedo, Raisi esteve com o presidente do Azerbaijão. O presidente iraniano participou com Ilhan Aliyev de uma inauguração de barragem no rio Aras, na fronteira entre os dois países. Uma foto dos dois foi publicada nas redes sociais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.