Mãos e pés azuis: político britânico tem amputação quádrupla após sepse

O deputado britânico Craig Mackinlay, 57, voltou ao trabalho nesta quarta-feira (22) depois de ter as mãos e os pés amputados no ano passado.

Ele foi diagnosticado com sepse, doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo, em setembro de 2023.

O que aconteceu

Membros escureceram. Mackinlay contou, em entrevista ao jornal Daily Telegraph, que os membros começaram a ficar pretos quando foi diagnosticado com sepse. A doença resultou em insuficiência nos rins e no fígado e na formação de coágulos sanguíneos.

Craig perdeu as mãos e os pés
Craig perdeu as mãos e os pés Imagem: Reprodução/YouTube The Telegraph

Dedos enrolaram após amputação. O parlamentar falou ainda que os dedos dos pés e das mão ficaram da parecendo "um faraó mumificado", pois ficaram todos enrolados depois da amputação.

Chances mínimas de sobreviver. Mackinlay disse ainda que, durante o tratamento, as chances de sobrevivência eram de 5%, na melhor das hipóteses.

Próteses custaram 100 mil libras. No ano passado, o político recebeu próteses de pernas e mãos que, segundo o Telegraph, custaram cerca de 100 mil libras —aproximadamente R$ 655 mil. "Elas são incríveis", disse o deputado. "Mas nunca serão mais as mesmas. Foi uma verdadeira perda."

Tenho sorte. Tenho joelhos e cotovelos, o que faz uma grande diferença. Craig Mackinlay ao Telegraph

Membros da cor azul

Craig voltou ao trabalho usando próteses
Craig voltou ao trabalho usando próteses Imagem: UK Parliament/AFP
Continua após a publicidade

Mackinlay começou a se sentir mal em setembro de 2023. Como a esposa dele, Kati, é farmacêutica, ela ficou ainda mais preocupada quando mediu a pressão e temperatura dele.

Membros estavam frios. Kati percebeu que os braços do marido estavam frios e não conseguia sentir o pulso dele direito. Ela insistiu que os médicos o atendessem no hospital.

Estava na área de triagem e estava perfeitamente bem e lúcido, e então fiquei literalmente azul quando o choque de sepse começou. Craig Mackinlay ao Telegraph

O deputado chegou a fazer um teste de covid-19. O teste deu negativo, mas ele pensava que não seria nada sério.

Eles estavam relutantes em me acolher (...) Eles pensaram que eu deveria ir ver meu médico de família. Eu poderia ter voltado a dormir. E eu teria morrido, acho. Craig Mackinlay ao Telegraph

Coma induzido. Após entrar em choque séptico, o deputado foi colocado em coma induzido durante 16 dias. Só agora ele pôde voltar aos trabalhos no parlamento.

Deixe seu comentário

Só para assinantes